Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15541
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Grafos: uma experiência no ensino fundamental |
Other Titles: | Graphs: an experiment in elementary education |
Authors: | Silva, Alan Marcelo Oliveira da |
Orientador(a): | Oliveira Júnior, Montauban Moreira de |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Segundo membro da banca: | Mattos, José Roberto Linhares de |
Keywords: | Teoria dos Grafos;Ensino Fundamental;Matemática Discreta;Graph Theory;Elementary Education;Discrete Mathematics |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Issue Date: | 28-Aug-2015 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | SILVA, Alan Marcelo Oliveira da. Grafos: uma experiência no ensino fundamental. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015. |
Abstract: | O trabalho em foco tem como objetivo descrever, através de um estudo de caso, uma experiência com Grafos no Ensino Fundamental do Colégio Fernando Costa da rede particular de ensino, localizado em Seropédica, Rio de Janeiro. Ao longo de 8 aulas de 50 minutos cada, foram introduzidos conceitos básicos de Grafos. Foram aplicados dois testes semelhantes: um antes das aulas, com o intuito de verificar como os alunos resolveriam questões utilizando as técnicas de sua ementa tradicional e outro depois, usando o que aprenderam sobre Grafos. As questões envolvem temas simples, relacionados ao cotidiano dos alunos. Um questionário foi aplicado no final com o objetivo de verificar se da forma em que o tema foi trabalhado despertou a motivação e o interesse maior pelo estudo da Matemática. Através da análise dos resultados, observou-se uma evolução satisfatória em relação à aprendizagem dos conceitos trabalhados comparados ao método tradicional no grupo de alunos participantes da pesquisa atendendo os objetivos esperados da pesquisa |
Abstract: | The work focus aims to describe, through a case study, an experiment with Graphs in Elementary Education of the College Fernando Coast particular school system, located in Seropédica, Rio de Janeiro. Over 8 lessons of 50 minutes each, were introduced basics of Graphs. Two similar tests were applied: one before school, in order to verify how students solve issues using the techniques of its traditional menu and then another, using what they learned about graphs. The questions involve simple topics related to the daily lives of students. A questionnaire was administered at the end in order to check whether the way in which the theme was worked aroused motivation and greater interest in the study of mathematics. By analyzing the results, there was satisfactory progress toward learning the concepts worked compared to the traditional method, the group of students participating research meeting the objectives expected from the research |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15541 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Alan Marcelo Oliveira da Silva.pdf | 15.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.