Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15545
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Propostas de utilização de códigos de barras como recurso didático para o ensino da Matemática |
Título(s) alternativo(s): | Proposal for using barcodes as a resource for Mathematics teaching |
Autor(es): | Silva, Valeska Aparecida Rodrigues da |
Orientador(a): | Santos, Douglas Monsôres de Melo |
Primeiro membro da banca: | Santos, Douglas Monsôres de Melo |
Segundo membro da banca: | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Terceiro membro da banca: | França, Luiz Felipe Nobili |
Palavras-chave: | códigos de barras;modelagem matemática;história dos códigos;ensino;Barcodes;Mathematical modeling;History of codes;Teaching |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Data do documento: | 15-Abr-2013 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | SILVA, Valeska Aparecida Rodrigues da. Propostas de utilização de códigos de barras como recurso didático para o ensino da Matemática. 2013. 44 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas das possibilidades de utilização dos códigos de barras como recurso didático nas aulas de matemática. Para isso, descreveremos alguns tipos de códigos de barras, e a matemática envolvida nas suas estruturas. Com o interesse de situar o aluno quanto à relação socioeconômica e o uso dos códigos de barras, o trabalho também versa sobre alguns aspectos históricos. Reforça-se, assim, o uso da Modelagem Matemática e também o da Interdisciplinaridade, abrindo-se uma brecha para aproximar o ensino de História ao ensino de Matemática. |
Abstract: | This thesis aims to present some possibilities of using the barcode as a didactic resource for teaching mathematics. For this, we will describe some types of barcodes, and the mathematics involved in their structures. We also treat of some historical aspects of the barcodes, aiming to show for the student their importance to the socioeconomic relations. Thus, this reinforces the use of Mathematical Modelling and Interdisciplinarity, opening a way to approach the teaching of history and mathematics. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15545 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013 - Valeska Aparecida Rodrigues da Silva.pdf | Documento principal | 1.38 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.