Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15545
Tipo do documento: Dissertação
Title: Propostas de utilização de códigos de barras como recurso didático para o ensino da Matemática
Other Titles: Proposal for using barcodes as a resource for Mathematics teaching
Authors: Silva, Valeska Aparecida Rodrigues da
Orientador(a): Santos, Douglas Monsôres de Melo
Primeiro membro da banca: Santos, Douglas Monsôres de Melo
Segundo membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Terceiro membro da banca: França, Luiz Felipe Nobili
Keywords: códigos de barras;modelagem matemática;história dos códigos;ensino;Barcodes;Mathematical modeling;History of codes;Teaching
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 15-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: SILVA, Valeska Aparecida Rodrigues da. Propostas de utilização de códigos de barras como recurso didático para o ensino da Matemática. 2013. 44 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas das possibilidades de utilização dos códigos de barras como recurso didático nas aulas de matemática. Para isso, descreveremos alguns tipos de códigos de barras, e a matemática envolvida nas suas estruturas. Com o interesse de situar o aluno quanto à relação socioeconômica e o uso dos códigos de barras, o trabalho também versa sobre alguns aspectos históricos. Reforça-se, assim, o uso da Modelagem Matemática e também o da Interdisciplinaridade, abrindo-se uma brecha para aproximar o ensino de História ao ensino de Matemática.
Abstract: This thesis aims to present some possibilities of using the barcode as a didactic resource for teaching mathematics. For this, we will describe some types of barcodes, and the mathematics involved in their structures. We also treat of some historical aspects of the barcodes, aiming to show for the student their importance to the socioeconomic relations. Thus, this reinforces the use of Mathematical Modelling and Interdisciplinarity, opening a way to approach the teaching of history and mathematics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15545
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Valeska Aparecida Rodrigues da Silva.pdfDocumento principal1.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.