Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15849
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Química em todos os sentidos: uma abordagem contextualizada do Ensino de Química |
Other Titles: | Chemistry in all senses: a contextualized approach to Chemistry Teaching |
Authors: | Portugal, Carla Gomes dos Santos |
Orientador(a): | Santos, Andressa Esteves de Souza dos |
Primeiro coorientador: | Almeida, Vanessa Gomes Kelly |
Primeiro membro da banca: | Santos, Andressa Esteves de Souza dos |
Segundo membro da banca: | Araújo, Rosangela Vidal de Souza |
Terceiro membro da banca: | Queiroz, Edileuza Dias de |
Quarto membro da banca: | Santos, Claudio Eduardo Rodrigues dos |
Keywords: | Ensino de Química;Plantas medicinais;Aprendizagem significativa;Chemistry teaching;Medicinal plants;Meaningful learning |
Área(s) do CNPq: | Educação Química |
Idioma: | por |
Issue Date: | 28-Jul-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Citation: | PORTUGAL, Carla Gomes dos Santos. Química em todos os sentidos: uma abordagem contextualizada do Ensino de Química. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. |
Abstract: | O ensino de Química muitas vezes é pouco atrativo para os alunos devido à dificuldade de relacionar a teoria com a prática. Nesse sentido é preciso que o professor utilize estratégias pedagógicas que permitam contextualizar suas aulas com o cotidiano dos alunos. O presente trabalho buscou na temática plantas medicinais propor a montagem de um Circuito Móvel Sensorial utilizando ferramentas metodológicas que podem contribuir para melhorar a compreensão dos conteúdos teóricos sobre indicadores ácido-base e funções orgânicas para os alunos do Ensino Médio. As etapas da pesquisa despertaram o interesse dos alunos nas aulas onde os conteúdos foram apresentados de forma contextualizada e relacionados com o cotidiano. O uso de metodologias alternativas em sala de aula despertou nos alunos o interesse e a participação nas atividades propostas construindo conhecimentos através de uma aprendizagem significativa. |
Abstract: | Chemistry teaching is often unattractive for students due to the difficulty of relating theory to practice. In this sense, teachers need to use pedagogical strategies that allow their classes to be contextualized with the students' daily lives. The present work sought in the thematic medicinal plants to propose the assembly of a Sensory Mobile Circuit using methodological tools that can contribute to improve the understanding of the theoretical contents on acid-base indicators and organic functions for high school students. The stages of the research aroused the interest of the students in the classes where the contents were presented in a contextualized way and related to the daily life. The use of alternative methodologies in the classroom aroused the students' interest and participation in the proposed activities, building knowledge through meaningful learning. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15849 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Carla Gomes dos Santos Portugal.Pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.