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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Mais educação”: percepções do voluntariado. Uma análise a partir de uma unidade escolar Da prefeitura de duque de Caxias/RJ
Autor(es): Mendes, Maria Aparecida
Orientador(a): Faria, Alessandra Maia Terra de
Primeiro membro da banca: Faria, Alessandra Maia Terra de
Segundo membro da banca: Burgos, Marcelo Tadeu Baumann
Terceiro membro da banca: Duarte, Rosalia Maria
Quarto membro da banca: Duarte, Rosalia Maria
Palavras-chave: Educação integral;educação em tempo integral;trabalho voluntário;políticas públicas;Programa Mais Educação;Integral education;full-time education;volunteer work;public politics;Mais Educação Program
Área(s) do CNPq: Sociologia
Sociologia
Idioma: por
Data do documento: 26-Jul-2022
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: MENDES, Maria Aparecida. “Mais educação”: percepções do voluntariado. Uma análise a partir de uma unidade escolar Da prefeitura de duque de Caxias/RJ. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2022.
Resumo: A pesquisa possui como objeto de estudo as percepções do voluntariado que atuou no Programa Mais Educação, no que se refere à situação do trabalho voluntário, suas condições reais de desenvolvimento – instrumental e estrutural – suas atribuições, expectativas e autoavaliação. Pretende-se contribuir, nesse sentido, dialogando a partir das impressões e relatos do voluntariado, para amadurecer reflexões sobre a implementação desse programa de educação em tempo integral por meio da visibilidade impressa ao trabalho voluntário no programa em questão. Para tanto, são discutidas informações sobre o perfil dessa monitoria, bem como suas expectativas iniciais em relação ao programa, à implementação do mesmo e suas considerações sobre os pontos positivos e negativos relativos ao desenvolvimento do “Mais Educação”, no que se refere à sua filosofia, sua estrutura e seu funcionamento. Sendo assim, apresentamos um panorama sobre o mencionado programa na rede municipal de Duque de Caxias, através de um estudo de caso, sobre o trabalho desenvolvido em uma unidade escolar pertencente ao município de Duque de Caxias, no período compreendido entre 2010 e 2018. Foi dada ênfase às experiências surgidas ao longo do processo de adesão dos voluntários e às dinâmicas de trabalho na Escola Municipal onde foi realizada a pesquisa. Sendo assim, a pesquisa analisa: (a) a contratação e perfil do voluntariado e (b) a dinâmica escolar ao longo da implementação do programa. Em primeiro lugar, foi feita a análise da documentação que regulamentou a implementação dos projetos, a seleção de registros de trabalhos dos voluntários e análise bibliográfica para, posteriormente, realizar as entrevistas. Dentre os objetivos está o de evidenciar o perfil desse voluntariado, suas crenças e objetivos iniciais, bem como se estas se modificaram ao longo do seu transcorrer. Nesse sentido, a análise ocorre ao longo do tempo e das impressões com o seu término, considerando o ponto de partida em 2010 (início do programa na unidade escolar) e seu transcorrer até 2018 (término do programa na unidade escolar). Dentre os resultados, é possível observar que, se por um lado o PME foi um marco na política educacional, por outro lado, sua descontinuidade denota a dificuldade de estruturação de uma política educacional integral em tempo integral e de longo prazo no país. Cabe ressaltar que o olhar investigativo se misturou ao olhar de quem fez parte do processo de implementação e funcionamento do programa na Unidade campo dessa pesquisa (coordenação do programa). Há uma relação próxima inevitável entre objeto e observador como elementos pertencentes à mesma natureza, quando o observador é parte da observação realizada. Nesse sentido, foi mantida a atenção contínua no desenvolvimento das análises, visto que se trata de uma epistemologia desafiadora, onde, no caso, a observadora foi ela própria uma parte da sua observação. (LÉVI-STRAUSS, 1983, p.153)
Abstract: The object of study of the research is the perceptions of volunteers that worked in the “Programa Mais Educação”, regarding their situation as volunteer workers, the actual conditions of work development - instrumental and structural - their responsibilities, expectations and selfassessment. The goal is to contribute, in this sense, by discussing the impressions and reports of the volunteers, to mature reflections about the implementation of this full-time education program through the visibility given to the volunteer work in the program in question. Thus, we present an overview of the mentioned program in the municipal network of Duque de Caxias, through a case study, about the work developed in a school unit belonging to the municipality of Duque de Caxias, in the period between 2010 and 2018. Emphasis was given to the experiences that emerged throughout the process of volunteers' adhesion and the dynamics of work at the Escola Municipal. Therefore, the research analyzes: (a) the hiring process and profile of the volunteers and (b) the school dynamics throughout the implementation of the program. The first step was the analysis of the documentation that regulated the implementation of the projects, the selection of records of the volunteers' work, and a bibliographical analysis, to be followed by interviews. Among the goals there was the intention to show the profile of these volunteers, their initial beliefs and objectives, as well as whether these have changed over time. In this sense, the analysis over time and the impressions at the end, considering the starting point in 2010 (beginning of the program in the school unit). Among the results, it is possible to observe that, if, on the one hand, the PME was a landmark in educational policy, on the other hand, its discontinuity denotes the difficulty of structuring an integral and long-term educational policy in the country. It is worth mentioning that the investigative view was mixed with the look of those who were part of the process of implementation and operation of the program in the field unit of this research (coordination role). The close relationship between object and observer as elements belonging to the same nature when the observer is part of the observation carried out. In this sense, continuous attention was maintained in the development of the analyses, since it is a challenging epistemology, where, in this case, the observer was herself a part of her observation. (LÉVI-STRAUSS, 1983, p.153)
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16051
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

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