Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19038
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Ensino de história e memória – uma análise da história local de Magé |
Other Titles: | Teaching history and memory – an analysis of the local history of Magé |
Authors: | Silva, Aline Andrade da |
Orientador(a): | Kaly, Alain Pascal |
Primeiro membro da banca: | Kaly, Alain Pascal |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, Felipe Augusto dos Santos |
Keywords: | Jogo;Ensino de História;Memória;História local;Magé;Gamefication;History Teaching;Memory;Local History |
Área(s) do CNPq: | Educação História Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 26-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citation: | SILVA, Aline Andrade da. Ensino de história e memória – uma análise da história local de Magé. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Abstract: | A presente pesquisa busca, através da construção de um jogo didático, articular o currículo das disciplinas de História, História, Geografia, Turismo e Meio Ambiente de Magé (HGTM) e Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (EHCAI) com a vivência dos educandos de forma a valorizar seus saberes, memórias e contribuir para a promoção de um processo de ensino-aprendizagem onde o aluno é protagonista no ensino de História. Cientes da importância da escola e da memória para a construção de saberes e para a formação de identidades, se faz necessária a implementação de práticas educativas onde o educando é visto como sujeito e não mero receptáculo. Dessa forma, o jogo didático proposto articula elementos da história e do território mageense. |
Abstract: | This research seeks, through the construction of a didactic game, to articulate the curriculum of the subjects of History, History, Geography, Tourism and Environment of Magé (HGTM) and Teaching of History and Afro- Brazilian and Indigenous Culture (EHCAI) with the experience of educating students in order to value their knowledge, memories and contribute to the promotion of a teaching-learning process, where the student is the protagonist in teaching History. Aware of the importance of school and memory for the construction of knowledge and formation of identities, it is necessary to implement educational practices where the student is seen as a subject and not a mere receptacle, in this way the proposed didactic game articulates elements of the history and territory of Magé. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19038 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Aline Andrade da Silva.Pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.