Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19048
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Autoreflexão docente no ensino de História. O Docente em História como sujeito do conhecimento, do pensamento e da experiência |
Other Titles: | Teacher self-reflection in History teaching. The History Teacher as a subject of knowledge, thought and experience |
Authors: | Uchôa Júnior, Cezar Augusto Sales |
Orientador(a): | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Maria da Glória |
Terceiro membro da banca: | Alves, Ronaldo Cardoso |
Keywords: | Ensino de História;Fenomenologia;Didática da História;Consciência Histórica;History Teaching;Phenomenology;Didactics of History;Historical Consciousness |
Área(s) do CNPq: | Educação História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 29-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citation: | UCHÔA JÚNIOR, Cezar Augusto Sales. Autoreflexão docente no ensino de História. O Docente em História como sujeito do conhecimento, do pensamento e da experiência. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024. |
Abstract: | O trabalho tem como objetivo analisar a relação entre prática e reflexões teóricas no Ensino de História a partir da experiência docente dialogando com as diretrizes curriculares da BNCC-História (Brasil-MEC, 2017). Considerando os objetivos do Ensino de História e seus desdobramentos nos objetos de conhecimento histórico, nas competências gerais, específicas, assim como nas habilidades e na atitude historiadora (BNCC) em articulação com a reflexão da experiência docente, buscou-se articular conhecimento histórico, pensamento histórico e experiência histórica numa proposta para estruturação de uma formação docente a partir de uma rede de diálogos entre professores de História. Possibilitando o estabelecimento de caminhos para reflexões críticas sobre as teorias do currículo, os imperativos impostos à prática e à experiência docente em História. Tendo como ponto de partida a relação entre fenomenologia da ação de Hannah Arendt, fenomenologia hermenêutica de Paul Ricoeur e a Didática da História de Rüsen, pretende-se considerar o docente em História como sujeito do conhecimento, do pensamento e da experiência histórica. |
Abstract: | The work aims to analyze the relationship between practice and theoretical reflections in History Teaching based on teaching experience in dialogue with the BNCC-História curricular guidelines (Brasil-MEC, 2017). Considering the objectives of History Teaching and its developments in the objects of historical knowledge, in general and specific competencies, as well as in the skills and historian attitude (BNCC), in conjunction with the reflection of the teaching experience, we sought to articulate historical knowledge, historical thinking and historical experience in a proposal for structuring teacher training based on a network of dialogues between History teachers, enabling the establishment of paths for critical reflections on curriculum theories, the imperatives imposed on the practice and teaching experiences in History . Taking as a starting point the relationship between Hannah Arendt's phenomenology of action, Paul Ricoeur's hermeneutic phenomenology and Rüsen's Didactics of History, we intend to consider the History teacher as a subject of knowledge, thought and historical experience. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19048 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Cezar Augusto Sales Uchôa Júnior.Pdf | 923.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.