Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20249
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Inclusão musical: uma perspectiva educacional pelo olhar da cultura popular brasileira |
Other Titles: | Musical inclusion: an perspective from the perspective of brazilian popular culture |
Authors: | Ribeiro, Renato Romualdo |
Orientador(a): | Carvalho, Carlos Roberto de |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Carlos Roberto de |
Segundo membro da banca: | Noguera, Renato |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, George William Bravo de |
Keywords: | Inclusão;Inclusão Musical;Música;Inteligência Musical;Africanidade;Inclusion;Musical Inclusion;Music;Musical Intelligence;Africanity |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 24-Jan-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | RIBEIRO, Renato Romualdo. Inclusão musical: uma perspectiva educacional pelo olhar da cultura popular brasileira. 2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. |
Abstract: | O escopo principal desta pesquisa demonstra como a educação inclusiva ocorre por meio da música, isto é, de uma pedagogia que reconhece na música sua força universal, possibilitando a construção de uma episteme inclusiva pela presença da música. Considerando para a construção desta episteme pedagógico musical, a partir da originalidade musical dos povos constituintes da brasilidade, dando especial atenção à matriz africana, por sua musicalidade e corporalidade próprias que confluem para um fazer pedagógico inclusivo. |
Abstract: | The main scope of this research demonstrates how inclusive education occurs through music, that is, a pedagogy that recognizes in music its universal strength, enabling the construction of an inclusive episteme through the presence of music. Considering for the construction of this musical pedagogical episteme, from the musical originality of the constituent peoples of Brazilianness, paying special attention to the African matrix, for its own musicality and corporality that converge to an inclusive pedagogical work. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20249 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Renato Romualdo Ribeiro.Pdf | 3.04 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.