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Tipo do documento: Dissertação
Título: Oficina de poesias paira além dos muros: uma proposta de leitura dos textos-poema de Solano Trindade para o 6° ano do EJA prisional
Título(s) alternativo(s): Poetry workshop hovers beyond the walls: a proposal for reading Solano Trindade’s poem-texts for the 6th year of EJA Prison
Autor(es): Silva, Bruno Tavares da
Orientador(a): Queiroz, Mario Cesar Newman de
Primeiro membro da banca: Queiroz, Mario Cesar Newman de
Segundo membro da banca: Pietrani, Anélia Montechiari
Terceiro membro da banca: Fonseca, Rivia Silveira
Palavras-chave: prisão;poesia;literatura;Rap;Solano Trindade;prison;poetry;literature
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 5-Set-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Bruno Tavares da. Oficina de poesias paira além dos muros: uma proposta de leitura dos textos-poema de Solano Trindade para o 6° ano do EJA prisional. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: Estamos diante de um embate estabelecido entre duas violências: uma social, que resulta de processos e questões históricas, e outra institucional, que também resulta de processos e questões históricas, porém, diretamente responsável pela manutenção ou interrupção da violência generalizada em nosso país. Partindo do entendimento de que as relações sociais, políticas, institucionais, etc. são atravessadas pelas linguagens, trazemos uma proposta que visa reterritorializar a língua utilizada pelos sujeitos objetos dessas violências (DELEUZE; GUATTARI, 1977). A palavra, em sentido mais amplo, é o que nos conecta enquanto identidades subjetivas, e através da ‘Oficina de Poesias Paira Além dos Muros: uma proposta de leitura dos textos-poema de Solano Trindade para o 6° ano do EJA Prisional’, registramos um ensino inovador que ressignificou a vida dos alunos prisionais, reaproximando-os dos mecanismos e procedimentos estruturadores de nossa língua materna. Não mais como indivíduos subjugados pela língua, e sim como atores com propriedade do discurso. Em relação à formação e à manutenção da prisão, estamos fundamentados nos postulados socio-prisionais de Foucault ([1975]/2014), Borges (2019), Zaffaroni (1991) e Davis (2018). E para traçar as conexões entre a formação da família capitalista e o fascismo, fundamentamos nosso pensamento em Engels ([1884]/2017) e Mascaro (2022). Contudo, essa proposta vem registrar uma prática realizada há dez anos pelo autor proponente, professor de português/inglês e músico de Rap, Bruno Tavares da Silva (B. Ma-k-lé), que se utilizou dos escritos de Freire (1987, 1996) como auxílio identitário à sua maneira de atuar em sala de aula, e de Almeida (2019) para relacionar o racismo estrutural à educação prisional.
Abstract: We are facing a clash established between two forms of violence: one social, which results from historical processes and issues, and another institutional, which also results from historical processes and issues, but directly responsible for the maintenance or interruption of widespread violence in our country. Starting from the understanding that social, political, institutional relations, etc. are crossed by languages, we bring a proposal that aims to re-territorialize the language used by the subjects who are the objects of this violence (DELEUZE; GUATTARI, Deleuze, 1977). The word, in a broader sense, is what connects us as subjective identities, and through the ‘Poetry workshop hovers beyond the walls: a proposal for reading Solano Trindade’s poem-texts for the 6th year of EJA Prison’, we recorded innovative teaching that gave a new meaning to the lives of prison students, bringing them closer to the structuring mechanisms and procedures of our mother tongue. No longer as individuals subjugated by language, but as actors with ownership of discourse. Regarding the formation and maintenance of the prison, we are based on the socio-prison postulates of Foucault (2014), Borges (2019), Zaffaroni (1991) and Davis (2018) and to draw the connections between the formation of the capitalist family and fascism, we base our thinking on Engels ([1884]/2017) and Mascaro (2022). However, this proposal registers a practice carried out ten years ago by the proposing author, Portuguese/English teacher and Rap musician, Bruno Tavares da Silva (B. Ma-k-lé), who used the writings of Freire (1987, 1996) as an identity aid for his way of acting in the classroom, and of Almeida (2019) to relate structural racism to prison education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20774
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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