Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22143
Tipo do documento: Tese
Título: Convivência Pedagógica: construindo o sistema de acompanhamento para a proposta formativa para educadores socioambientais
Otros títulos: Pedagogical Coexistence: building the monitoring system for the training proposal for socio-environmental educators
Autor: Pimentel, Samara dos Santos
Orientador(a): Guimarães, Mauro
Primeiro membro da banca: Guimarães, Mauro
Segundo membro da banca: Frade, Carmen Oliveira
Terceiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Quarto membro da banca: Pereira, Celso Sánchez
Quinto membro da banca: Pinto, Vicente Paulo dos Santos
Palabras clave: educação ambiental;formação de educadores;monitoramento;environmental education;educator training;monitoring
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 2-abr-2025
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: PIMENTEL, Samara dos Santos. Convivência Pedagógica: construindo o sistema de acompanhamento para a proposta formativa para educadores socioambientais . 2025. 136 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2025.
Resumen: A crise socioambiental pela qual passamos já é considerada uma crise histórica. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade – GEPEADS, desde o ano de 2014, está criando uma proposta formativa para educadores ambientais que possa ser radical o bastante para contribuir na superação da crise, por meio da formação de educadores ambientais críticos. Essa proposta formativa foi denominada ComVivência Pedagógica e oferece uma experiência significativa, por meio de uma vivência imersiva, em um espaço formativo com modo de vida radicalmente diferente do modo de vida da sociedade moderna. Para se manter fiel a si mesma, essa proposta necessita de um sistema de acompanhamento que possa consolidar a sua identidade, assim como verificar a sua potência formativa. O objetivo dessa pesquisa foi auxiliar para a formação de educadores ambientais críticos, transformados e transformadores, por meio da contribuição na elaboração da ComVivência Pedagógica, construindo o seu sistema de acompanhamento. Esse sistema de acompanhamento foi organizado em seis ciclos. Os ciclos indicadores das condições da experiência da ComVivência Pedagógica que são: Ciclo Indicador Pré Vivência, Ciclo Indicador do Espaço Formativo; Ciclo Indicador de Estrutura do Coletivo; Ciclo Indicador da Comunidade Acolhedora e Ciclo Indicador da Estrutura da Vivência e o ciclo indicador da potência formativa que foi denominado Ciclo Indicador de Potência Formativa Pós Vivência. Para além do sistema, mas integrado a ele, elaboramos o Quadro de Índice de Radicalidade, uma ferramenta capaz de demonstrar o quanto o sistema foi observado no planejamento e realização da ComVivência Pedagógica, em cada proposta materializada. Ao final, consideramos que o objetivo da pesquisa foi alcançado e esperamos que o sistema, assim como o Quadro de Índice de Radicalidade auxilie aos dinamizadores da ComVivência Pedagógica na realização de suas vivências.
Abstract: The socio-environmental crisis we are experiencing is already considered a historical crisis. The Group for Studies and Research in Environmental Education, Diversity, and Sustainability – GEPEADS, since 2014, has been creating a training proposal for environmental educators that can be radical enough to contribute to overcoming the crisis, through the formation of critical environmental educators. This educational proposal has been named ComVivência Pedagógica and offers a significant experience through an immersive living experience in a formative space with a way of life radically different from that of modern society. To remain true to itself, this proposal requires a monitoring system that can consolidate its identity as well as verify its formative potential. The objective of this research was to assist in the formation of critical, transformed, and transformative environmental educators through the contribution to the development of ComVivência Pedagógica, constructing its monitoring system. This monitoring system was organized into six cycles. The cycles indicating the conditions of the ComVivência Pedagógica experience are: Pre-Experience Indicator Cycle, Formative Space Indicator Cycle, Collective Structure Indicator Cycle, Welcoming Community Indicator Cycle, Experience Structure Indicator Cycle, and the indicator cycle of formative potential, which was named Post-Experience Formative Potential Indicator Cycle. Beyond the system, but integrated with it, we developed the Radicality Index Framework, a tool capable of demonstrating how much the system was observed in the planning and execution of the Pedagogical ComVivência, in each materialized proposal. In the end, we consider that the objective of the research was achieved and we hope that the system, as well as the Radicality Index Framework, will assist the facilitators of the Pedagogical Coexistence in carrying out their experiences.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22143
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SAMARA DOS SANTOS PIMENTEL.pdf9.72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.