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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação não formal como prática pedagógica no serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos: limites e possibilidades
Título(s) alternativo(s): Non-formal education as a pedagogia practice in the Service of Protection and Specialized Care for Families and Individuals: possibilities and limits
Autor(es): Fernandez, Rebeca Nobre Gonzalez
Orientador(a): Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
Primeiro membro da banca: Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
Segundo membro da banca: Schmidt, Fabiana
Terceiro membro da banca: Farias, Rita de Cássia Pereira
Palavras-chave: Cidadania;Protagonismo;Violações de direitos;Citizenship;Protagonism;Rights violation
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 24-Mai-2025
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: FERNANDEZ, Rebeca Nobre Gonzalez. Educação não formal como prática pedagógica no serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos: limites e possibilidades. 2024. 84 f. Dissertação de Mestrado em Educação Agrícola. Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.
Resumo: Temos na educação uma análise crítica do desenvolvimento dos indivíduos, pensando na possibilidade do cessar de uma educação opressora e frágil. Para além dos aspectos da educação formal, a educação não formal tem a proposta de levar educação aos diversos territórios e indivíduos. Pensando no papel da educação não formal esta pesquisa visou compreender como sua utilização pode contribuir para a emancipação dos usuários atendidos no CREAS, no acompanhamento realizado pelo PAEFI. Tivemos como metodologia uma abordagem qualitativa, com caráter de pesquisa ação participante, com os profissionais atuantes do CREAS do Município de Paracambi/RJ. Ainda como proposta metodológica utilizamos entrevistas com os profissionais, bem como a utilização de rodas de conversa para a maior precisão da coleta de dados frente às questões sobre o acompanhamento aos usuários do PAEFI, principalmente no âmbito do trabalho em grupo, previsto nas normativas do trabalho social da política de assistência social. Diante a proposta da pesquisa, podemos observar mediante os dados analisados, a fragilidade dos profissionais em materializar o acompanhamento aos usuários do PAEFI, na sua totalidade. O reconhecimento da política de assistência social e seus serviços como instrumento de emancipação e espaço educativo, ainda requer uma visão sistêmica, com entendimento sobre a importância da educação permanente. Uma visão que perpasse, principalmente, pela gestão e continue ecoando para os profissionais que lidam diretamente com as demandas. Dessa forma, esperamos pactuar a educação não formal como uma educação presente no âmbito dos serviços propostos na política de assistência social, auxiliando para o resgate da cidadania e transformação social de pessoas em processos vulnerabilizantes.
Abstract: We have in education a critical analysis of individual development, considering the possibility of ending an oppressive and fragile education. Beyond the aspects of formal education, non formal education aims to bring education to diverse territories and individuals. Considering the role of non-formal education, this research aimed to understand how its use can contribute to the emancipation of users served at the CREAS, in the support provided by the PAEFI. Our methodology consisted of a qualitative approach, with a participatory research character, in volving professionals from the CREAS of the Municipality of Paracambi/RJ. As part of our methodological approach, we conducted interviews with professionals, as well as utilizing discussion groups to enhance the accuracy of data collection regarding issues related to sup porting PAEFI users, particularly within the framework of group work, as outlined in the so cial work norms of the social assistance policy. In light of the research proposal, we can ob serve, through the analyzed data, the fragility of professionals in materializing the support for PAEFI users in its entirety. Recognizing social assistance policy and its services as instru ments of emancipation and educational space still requires a systemic view, with an under standing of the importance of lifelong education. A perspective that primarily involves man agement and continues to resonate with professionals dealing directly with the demands. Thus, we hope to establish non-formal education as a presence within the scope of services proposed in the social assistance policy, aiding in the restoration of citizenship and social transformation for individuals in vulnerable processes.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22594
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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