Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22725
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alexandria junto ao Egito (séc III e II AEC): o Serápis de Ptolomeu I e os templos como elementos de apropriação e coexistência greco-egípcia e seus desdobramentos político-sociais
Otros títulos: Alexandria next to Egypt (III and II BCE): the Sarapis of Ptolemy I Soter and the temples as elemens of Greeco-egyptian appropriation and coexistence and its political-social developments.
Autor: Silva, Lincon Matheus Lopes da
Orientador(a): Caldas , Marcos José Araújo
Primeiro membro da banca: Caldas , Marcos José de Araújo
Segundo membro da banca: Miranda, Eduardo Belleza Abdala
Terceiro membro da banca: João, Maria Thereza David
Quarto membro da banca: Lobianco, Luis Eduardo
Palabras clave: Multiculturalismo;Alexandria ptolomaica;Ptolomeu I Sóter;Serápis;Egito ptolomaico;Multiculturalism;ptolemaic Alexandria;Ptolemy I Soter;Sarapis;ptolemaic Egypt
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Fecha de publicación: 29-abr-2025
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citación: SILVA, Lincon Matheus Lopes da. Alexandria junto ao Egito (séc III e II AEC): o Serápis de Ptolomeu I e os templos como elementos de apropriação e coexistência greco-egípcia e seus desdobramentos político-sociais. 2025. 144 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto Multidisciplinar/Instituto de Ciências Humanas e sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu/Seropédica, RJ, 2025.
Resumen: A fundação da monarquia ptolomaica, a instituição do culto de Serápis e a fundação de Alexandria são acontecimentos entrelaçados historicamente, uma vez que o aparecimento histórico desses três fenômenos é contemporâneo e segue conectado desde a sua origem até o final da dinastia ptolomaica. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar, dentro de um cenário cosmopolita e multicultural, como os ptolomeus, em especial Ptolomeu I Sóter, dispuseram de Serápis, por meio dos templos e dos sacerdotes como caminhos ou canais de comunicação e mediação, para a aquisição de legitimidade política frente a uma população culturalmente tão diferente da sua. Portanto, vemos Serápis como uma divindade com fins políticos que servirá de instrumento “ideológico” para conformar a população egípcia autóctone aos novos governantes, concedendo a estes uma atmosfera de continuidade com o passado faraônico, e não como uma ruptura.
Abstract: The foundation of the Ptolemaic monarchy, the institution of the Sarapis cult and the foundation of Alexandria are events historically intertwined, since the historical appearance of these three phenomena are contemporaneous and follow connected since its origin until the final of Ptolemaic dynasty. In this sense, the objective of work is to analyze, inside of a cosmopolitan and multicultural scenario, how the Ptolemies, specially Ptolemy I Soter, disposed of the Serapis, through of the temples and of the priests as paths or communications and mediation channels, to the acquisition of political legitimacy in front of a population culturally so different from its. Therefore, we see Serapis as a divinity with political goals that will serve as ideological instrument to adjust the Egyptian autochthonous population to the new rulers, conceiving to these an atmosphere of continuity with the pharaonic past, and not as a rupture.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22725
Aparece en las colecciones:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LINCON MATHEUS LOPES DA SILVA.pdf1.69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.