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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22734| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Quando a escola é porto, o processo é travessia - o conceito rizoma como abordagem plural de letramento: do texto clássico ao contemporâneo |
| Título(s) alternativo(s): | When the school is port, the process is crossing - the concept rhizome as a plural approach to literacy: from the classical text to the contemporary |
| Autor(es): | Linhares, Lilian Nunes da Silva |
| Orientador(a): | Queiroz, Mario Cesar Newman de |
| Primeiro membro da banca: | Queiroz, Mario Cesar Newman de |
| Segundo membro da banca: | Pietrani, Anélia Montechiari |
| Terceiro membro da banca: | Pereira, Marli Hermenegilda |
| Palavras-chave: | formação leitora;letramento literário e social;letramento rizomático;teaching of reading;literary and social literacy;rhizomatic literacy |
| Área(s) do CNPq: | Letras |
| Idioma: | por |
| Data do documento: | 26-Jul-2023 |
| Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Citação: | LINHARES, Lilian Nunes da Silva. Quando a escola é porto, o processo é travessia - o conceito rizoma como abordagem plural de letramento: do texto clássico ao contemporâneo. 2023. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
| Resumo: | O ensejo desta pesquisa propositiva é apresentar um percurso de letramento que transita do literário ao social e tem como base a analogia da estrutura ramificada de um rizoma, que pode apontar as múltiplas perspectivas temáticas existentes em uma obra literária – seja clássica ou contemporânea. O delinear da proposição tem como objetivo geral, portanto, contribuir para o aperfeiçoamento da proficiência leitora por meio da leitura que assume dimensões poéticas e críticas de seu gesto. A proposta, destinada a alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II, apresenta um caderno didático, que elenca atividades pelas quais o percurso de letramento pode ser desenvolvido. Para tal optou-se por iniciar essa trajetória pelo conto “Como tudo começou: a história de Xerazad” – retirado da obra “As mil e uma noites”, clássico da literatura mundial. O conto é ponto de partida para aferir e pensar temáticas entrecruzadas, desdobradas em textos contemporâneos, como: o curta metragem “Vida Maria” de Marcio Ramos, o conto “Venha ver o pôr do sol” de Lygia Fagundes Telles e as canções “Coração pede socorro” de Naiara Azevedo e “Maria da Penha” de Alcione. Objetiva-se ainda, de forma específica, que o leitor aprecie realidades comuns e incomuns à sua, uma vez que se confrontem temáticas ofertadas pelo conto clássico, à conjuntura do mundo moderno. Espera-se que nesse desafio de formação leitora, o processo de apreciação da multiplicidade de textos selecionados, favoreça o itinerário do educando agregando-lhe criticidade, conhecimento cultural diversificado, para que as obras possam ser lidas e compreendidas. Essa proposição é oriunda da observação do hiato existente entre o que determinam documentos como a Lei de Diretrizes Bases (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os quais dialogam com os pressupostos de Candido (2012), Colomer (2002), Jouve (2012), Street (2014), Silva (2019), Rojo (2009, 2012), Solé (1988) e a análise dos dados divulgados por instituições como Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), Indicador de Analfabetismo Funcional (INAF) concernentes ao desempenho escolar, especialmente, sobre leitura e letramento. A metodologia, portanto, visa conduzir um percurso de letramento que possa estreitar esse espaçamento para isso se apoia na “Sequência básica de letramento” de Cosson (2009) e se alicerça nas contribuições de Deleuze; Guattari (2000) ao propor desdobramentos temáticos que ampliam perspectivas literárias e sociais, o que possibilita a análise de significações e ressignificações – fundamentais para desenvolver potência leitora no educando-leitor. |
| Abstract: | The opportunity of this propositional research is to present a literacy path that transits from the literary to the social and is based on the analogy of the branched structure of a rhizome, which can point to the multiple thematic perspectives existing in a literary work – be it classic or contemporary. The outline of the proposition has the general objective, therefore, to contribute to the improvement of reading proficiency through reading that assumes poetic and critical dimensions of its gesture. The proposal, aimed at students in the seventh year of Elementary School II, presents a pedagogical notebook, which lists activities through which the literacy path can be developed. Therefore, it was decided to start this trajectory through the short story: "How it all began: the story of Xerazad" - extracted from the work "The thousand and one nights", a classic of world literature - the short story is the starting point we point out to evaluate and think about themes that intersect, unfolded in contemporary texts, such as: the short film "Vida Maria" by Marcio Ramos, the short story "Vem ver o sunset" by Lygia Fagundes Telles and the songs "Coração calls for help" by Naiara Azevedo and "Maria da Penha" by Alcione. The aim is also, specifically, that the reader appreciate realities that are common and unusual to his own, since they confront themes offered by the classic tale with the reality of the modern world. It is expected that in this reading training challenge, the process of valuing the multiplicity of selected texts will favor the student's itinerary, adding criticality, diverse cultural knowledge, so that the texts can be read and understood. This proposition is based on the observation of the distance between what determines documents such as the Basic Guidelines Law (LDB) and the National Common Curricular Base (BNCC), which dialogue with the assumptions of Candido (2012), Colomer (2002), Jouve ( 2012 ), Street (2014), Silva (2019), Rojo (2009, 2012), Solé (1988) and the analysis of data released by institutions such as the International Student Assessment Program (PISA), Functional Illiteracy Indicator (INAF) on school performance, especially in reading and literacy. The methodology, therefore, aims to conduct a literacy journey that can narrow this gap. For this, it is based on the “Basic Sequence of Literacy” by Cosson (2009) and is based on the contributions of Deleuze; Guattari (2000) by proposing thematic developments that broaden literary and social perspectives, which enables the analysis of meanings and resignifications – fundamental to develop the reading power in the learner-reader. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22734 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
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