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Tipo do documento: Tese
Título: Uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação junto à estudantes com dislexia e na pandemia COVID-19
Otros títulos: Use of information and communication digital technologies in education for students with dyslexia during the Covid-19 pandemic
Autor: Costa, Raimundo José Macário
Orientador(a): Pires, Emmy Uehara
Primeiro membro da banca: Pires, Emmy Uehara
Segundo membro da banca: Melo, Rasane Braga de
Terceiro membro da banca: Oliveira, Valéria Marques de
Quarto membro da banca: Norte, Carlos Eduardo Lourenço dos Santos
Quinto membro da banca: Matsushima, Elton Hiroshi
Palabras clave: Dislexia;Tecnologias Computadorizadas;Transtorno do Neurodesenvolvimento;Neuropsicologia;Informática na Educação;Dyslexia;Computerized Technologies;Neurodevelopmental Disorder;Neuropsychology;Educational Informatics
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Fecha de publicación: 6-sep-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citación: COSTA, Raimundo José Macário. Uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação junto à estudantes com dislexia e na pandemia COVID-19. 2023. 127 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumen: A Dislexia é considerada um Transtorno Específico de Aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e soletração. O estudo I apresenta uma revisão sistemática sobre processos interventivos usando tecnologias computadorizadas em crianças com Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem, publicados nos últimos 10 anos e disponibilizados nas bases de dados do Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em psicologia (PePSIC-BVS), American Psychological Association (APA), Education Resources Information Center (ERIC) e Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline/PubMed). Conforme a metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), a partir dos critérios de inclusão/exclusão foram selecionados e analisados 13 artigos. Os resultados indicaram que programas de software utilizados em intervenções para transtornos de aprendizagem podem ser benéficos tanto para crianças e adolescentes com desenvolvimento típico quanto atípico. O estudo II concentrou-se na análise dos dados obtidos da pesquisa realizada e tabuados para o trabalho estatístico necessários sobre uso de recursos tecnológicos em sala de aula antes e durante a pandemia de Covid-19 por parte dos(as) professores(as) nos estados do Maranhão e Rio de Janeiro. Os resultados apontaram que os recursos tecnológicos empregados tanto no ensino remoto quanto no presencial foram capazes de contribuir de maneira satisfatória para a aprendizagem dos alunos.
Abstract: Dyslexia is considered a neurobiological-based specific learning disorder, characterized by difficulties in accurate and/or fluent word recognition, decoding, and spelling skills. Study I presents a systematic review on intervention processes using computerized technologies in children with Dyslexia and other learning difficulties, published within the last 10 years and available in databases including the Scientific Electronic Library Online (SciELO), Electronic Journals in Psychology (PePSIC-BVS), American Psychological Association (APA), Education Resources Information Center (ERIC), and Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline/PubMed). Following the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) methodology, 13 articles were selected and analyzed based on inclusion/exclusion criteria. The results indicated that software programs used in interventions for learning disorders can be beneficial for both typically developing and atypically developing children and adolescents. Study II focused on the analysis of the data obtained from the research and tabulated for the necessary statistical work on the use of technological resources in the classroom before and during the Covid-19 pandemic by teachers in the states of Maranhão and Rio de Janeiro. The results indicated that the technological resources used in both remote and in-person teaching were able to contribute satisfactorily to student learning.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22745
Aparece en las colecciones:Doutorado em Psicologia

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