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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação inclusiva e a praxiologia motriz: perspectivas semiomotrizes na equoterapia
Título(s) alternativo(s): Inclusive education and motor praxiology: semi-motor perspectives in equine therapy
Autor(es): Volpasso, Marcelle Cabral
Orientador(a): Ramos, José Ricardo da Silva
Primeiro membro da banca: Ramos, José Ricardo da Silva
Segundo membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Terceiro membro da banca: Pires, Valéria Nascimento Lebeis
Quarto membro da banca: Ribas, João Francisco Magno
Palavras-chave: praxiologia motriz;equoterapia educacional;lógica interna;educação inclusiva;motor praxiology;educational equine therapy;internal logic;inclusive education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 2-Abr-2025
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: VOLPASSO, Marcelle Cabral. Educação inclusiva e a praxiologia motriz: perspectivas semiomotrizes na equoterapia. 2025. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central investigar as possíveis relações entre a prática equestre educativa e o processo semiológico nas condutas motrizes dos agentes da Equoterapia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Essas relações foram compreendidas dentro das diferentes lógicas internas (PARLEBAS, 1981, 1999) deste tipo de educação equestre/inclusiva a fim de compreender como a Equoterapia responde as significações motrizes de alunos/praticante de uma escola pública municipal da cidade de Seropédica no Estado do Rio de Janeiro. Desse modo, a presente pesquisa se caracterizou por um estudo de caso, de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Para a coleta dos dados, utilizou-se um levantamento bibliográfico, diário de campo, observações das sessões equoterápicas e entrevistas semiestruturadas com os 10 sujeitos da pesquisa e participantes do projeto: “A Equoterapia gerando inclusão de alunos com necessidades especiais na escola” da UFRRJ. As entrevistas foram divididas em três blocos de perguntas, sendo o primeiro relacionado as características gerais dos bolsistas, o segundo as Necessidades específicas e estratégias equoterápicas e o terceiro ao trabalho inclusivo. A análise de dados foi realizada através da Análise de Conteúdo de Bardin, a partir de três etapas: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Utilizou-se a Técnica de Análise Categorial, elaborando três categorias a priori: (1) Equoterapia Tradicional/Educacional; (2) Sociomotricidade; (3) Educação Inclusiva. A análise praxiológica da Equoterapia da UFRRJ indica uma estrutura Educacional criando outras lógicas internas para atender as Necessidades Educacionais Específicas (NEE) dos estudantes, que em sua totalidade estavam dentro do Transtorno do Espectro Autista. A principal NEE do grupo é a interação social. Para tal, utilizou-se a sociomotricidade, forjando uma logicidade interna com distintas situações interativas e cooperativas, por meio de brinquedos cantados, cantigas com instrumentos musicais e rodas interativas/inclusivas, buscando a interação entre todos os agentes equoterápicos (praticantes, cavalos e equipe). Todos esses agentes desencadeiam um processo de comunicação por meio da motricidade, produzindo dados semiológicos nas quais são expressos pelos gestemas e praxemas. O gestema é o ato de puxar a rédea em direção ao próprio corpo ou verbalizar “ooooou” e jogar o corpo para trás faz com que o cavalo pare. Já o praxema é o aluno/praticante tocar com o seu pé na barriga do cavalo, está estimulando o cavalo a andar mais rápido. Sendo assim, foi possível constatar que os sujeitos da pesquisa buscaram ações de identificação com possíveis outras logicidades dentro da estrutura equoterápica sociomotriz. Mesmo diante de um modelo peculiar equoterápico, os agentes promovem uma situação equestre educacional inclusiva.
Abstract: This research aimed to investigate the possible relationships between educational equestrian practice and the semiological process in the motor behaviors of Equine Therapy agents at the Federal Rural University of Rio de Janeiro. These relationships were understood within the different internal logics (PARLEBAS, 1981, 1999) of this type of equestrian/inclusive education in order to understand how Equine Therapy responds to the motor meanings of students/practitioners at a municipal public school in the city of Seropédica in the State of Rio de Janeiro. Thus, this research was characterized by a case study, of a qualitative nature, of the descriptive and exploratory type. Data collection was carried out using a bibliographic survey, field diary, observations of equine therapy sessions and semi-structured interviews with the 10 research subjects and participants of the project: “Equine Therapy generating inclusion of students with special needs in school” at UFRRJ. The interviews were divided into three blocks of questions, the first related to the general characteristics of the scholarship holders, the second to the specific needs and equine therapy strategies and the third to the inclusive work. Data analysis was performed using Bardin's Content Analysis, based on three stages: pre-analysis, exploration of the material and treatment of the results. The Categorical Analysis Technique was used, creating three categories a priori: (1) Traditional/Educational Equine Therapy; (2) Sociomotricity; (3) Inclusive Education. The praxiological analysis of the Equine Therapy program at UFRRJ indicates an educational structure that creates other internal logics to meet the Specific Educational Needs (SEN) of the students, who were all within the Autism Spectrum Disorder. The main SEN of the group is social interaction. To this end, sociomotricity was used, forging an internal logic with different interactive and cooperative situations, through singing toys, songs with musical instruments and interactive/inclusive circles, seeking interaction between all equine therapy agents (practitioners, horses and team). All of these agents trigger a process of communication through motor skills, producing semiological data that are expressed by gestures and praxemes. The gesture is the act of pulling the reins toward one's own body or verbalizing "ooooou" and throwing the body back to make the horse stop. The praxeme is the student/practitioner touching the horse's belly with his/her foot, encouraging the horse to walk faster. Thus, it was possible to verify that the research subjects sought actions of identification with possible other logics within the sociomotor equine therapy structure. Even in the face of a peculiar equine therapy model, the agents promote an inclusive educational equestrian situation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22923
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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