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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23510| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Diretamente da BXD, tô cantando pra você: culturas na periferia |
| Autor: | Dias, Marlon Santos |
| Orientador(a): | Silva, Lucia |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Lucia |
| Segundo membro da banca: | Costa, Aldenilson dos Santos Vitorino |
| Terceiro membro da banca: | Egler, Tamara Tania Cohen |
| Palabras clave: | Baixada Fluminense;Cultura;BXD;Baixada Fluminense Region;Culture |
| Área(s) do CNPq: | Planejamento Urbano e Regional |
| Idioma: | por |
| Fecha de publicación: | 31-may-2022 |
| Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas |
| Citación: | DIAS, Marlon Santos. Diretamente da BXD, tô cantando pra você: culturas na periferia. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. |
| Resumen: | O presente trabalho tem como objetivo descortinar a região da Baixada Fluminense através da produção de três coletivos culturais que utilizam a sigla “BXD” para designar seus territórios. É sabido que nesta região, diversas imagens negativas são utilizadas para representá-la e que, sobretudo, tais imagens são elaboradas através de um discurso de violência, pobreza e descaso do poder público. Não é por acaso que a Baixada emerge no processo de metropolização, para ocupar uma posição de subalternidade à cidade do Rio de Janeiro. Não se trata somente das imagens, mas das relações sociais que conformam os territórios. Os sujeitos subalternos destes territórios são plurais e estão em disputas internas e externas, nesta última fazem uso de táticas para a construção de outras baixadas, inteligíveis pela sigla BXD. |
| Abstract: | The present work aims to uncover the Baixada Fluminense region through the production of cultural of three collectives that use the acronym "BXD" to designate their territories. It is known that in this region, several negative images are used to represent it and that, above all, such images are elaborated through a discourse of violence, poverty and the dismay of public power. It is not by chance that Baixada emerges in the process of metropolization, to occupy a position of subalternity to the city of Rio de Janeiro. It is not only the images, but the social relations that make up the territories. The subordinate subjects of these territories are plural and are in internal and external disputes, in the latter they make use of tactics for the construction of other Baixadas, intelligible by the acronym BXD. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23510 |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas |
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