Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/24321| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Trabalhando semelhança de triângulos com a dobradura do copo de origami |
| Other Titles: | Working with triangle similarity through the cup folding. |
| Authors: | Fialho, Vinicius Coelho |
| Orientador(a): | Félix , Luciano Vianna |
| Primeiro membro da banca: | Fialho, Luciano Vianna |
| Segundo membro da banca: | Pereira, Orlando dos Santos |
| Terceiro membro da banca: | Diniz, Michael Macedo |
| Keywords: | Geometria;Semelhança de Triângulos;Origami;Aprendizagem significativa;Ensino Médio;Geometry;triangle similarity;Thales' Theorem;origami;meaningful learning;High School Education. |
| Área(s) do CNPq: | Matemática |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 29-Aug-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
| Citation: | FIALHO, Vinicius Coelho. Trabalhando semelhança de triângulos com a dobradura do copo. 2025. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Abstract: | Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de conceitos geométricos, com foco na semelhança de triângulos e no Teorema de Tales, por meio da construção prática de um copo de origami. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular em Angra dos Reis (RJ), utilizando uma abordagem qualitativa baseada em questionários diagnósticos (pré e pós-intervenção) e na observação de uma atividade prática. O referencial teórico fundamenta-se nas teorias de Van Hiele, David Ausubel e Lev Vygotsky, que defendem a importância da aprendizagem significativa, da mediação pedagógica e do desenvolvimento gradual do pensamento geométrico. A metodologia envolveu revisão teórica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e do PRFMAT, aplicação da dobradura do copo, análise de resultados envolvendo questionário pré e pós aplicação do projeto e discussão coletiva com os estudantes. Os resultados indicaram um aumento na compreensão dos conceitos geométricos abordados, além de maior engajamento e participação ativa dos alunos durante as atividades. Conclui-se que o uso de dobraduras, especialmente o origami, constitui uma ferramenta pedagógica eficaz para o ensino de geometria, promovendo uma aprendizagem mais significativa, interativa e contextualizada. |
| Abstract: | This study presents a didactic proposal for teaching geometric concepts, focusing on triangle similarity and Thales' Theorem, through the practical construction of an origami cup. The research was conducted with second-year high school students from a private school in Angra dos Reis (RJ), using a qualitative approach based on diagnostic questionnaires (pre- and post-intervention) and the observation of a hands-on activity. The theoretical framework is grounded in the theories of Van Hiele, David Ausubel, and Lev Vygotsky, which emphasize the importance of meaningful learning, pedagogical mediation, and the gradual development of geometric thinking. The methodology included theoretical review, application of concrete materials, data analysis, and collective discussion with students. The results showed an increase in the understanding of the geometric concepts addressed, as well as greater engagement and active participation from the students during the activities. It is concluded that the use of paper folding, especially origami, is an effective pedagogical tool for teaching geometry, promoting more meaningful, interactive, and contextualized learning. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/24321 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025 - VINICIUS COELHO FIALHO.pdf | 5.65 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
