Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/49
Tipo do documento: TCC
Título: Estudo sobre a Lei 10639/03 e sua implementação no Município de São João de Meriti a partir da análise do livro didático: sociedade em construção / história e cultura afro-brasileira – o negro na formação da sociedade brasileira
Autor: Gonçalves, Emanuelle dos Santos
Azevedo, Patrícia Bastos de
Nascimento, Álvaro Pereira do;Carvalho, Carlos Roberto;Azevedo, Patrícia Bastos de
Palabras clave: Historiografia;Cultura afro-brasileira;Relações raciais;Negros - Brasil
Fecha de publicación: 2015
Citación: GONÇALVES, Emanuelle dos Santos. Estudo sobre a lei 10639/03 e sua implementação no Município de São João de Meriti a partir da análise do livro didático: sociedade em construção / história e cultura afro brasileira – o negro na formação da sociedade brasileira. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2015.
Resumen: O presente trabalho teve como objetivo analisar as abordagens historiográficas, as lutas do Movimento Negro Unificado e os caminhos que levaram a conquista da lei federal 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira em todos os estabelecimentos de ensino da educação básica do Brasil. Estudou-se os desafios e como tem ocorrido sua implementação, sobretudo, no município de São João de Meriti mostrando como a questão racial tem sido trabalhada no cotidiano escolar inclusive com a distribuição do livro didático Sociedade em Construção / História e Cultura Afro-brasileira – O negro na formação da sociedade brasileira. Esse material foi analisado percebendo-se uma linguagem densa, porém rica em seu conteúdo mostrando a agência do negro no processo histórico de nosso país. É possível concluir que mesmo com todas as medidas propostas pela Secretaria de Educação somente projetos irregulares e distribuição de material didático não é suficiente para uma efetiva implementação da lei. Faz- se necessário capacitação dos profissionais de educação com propostas onde todos os professores possam ter acesso a conhecimentos de como trabalhar a história e cultura Afro-brasileira em sala utilizando propostas significativas e também o material didático oferecido pela rede.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/49
Aparece en las colecciones:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
GONÇALVES, Emanuelle dos Santos 2015.pdf1.42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.