Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/49
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Estudo sobre a Lei 10639/03 e sua implementação no Município de São João de Meriti a partir da análise do livro didático: sociedade em construção / história e cultura afro-brasileira – o negro na formação da sociedade brasileira |
Autor(es): | Gonçalves, Emanuelle dos Santos |
Orientador(a): | Azevedo, Patrícia Bastos de |
Membro da banca: | Nascimento, Álvaro Pereira do;Carvalho, Carlos Roberto;Azevedo, Patrícia Bastos de |
Palavras-chave: | Historiografia;Cultura afro-brasileira;Relações raciais;Negros - Brasil |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | GONÇALVES, Emanuelle dos Santos. Estudo sobre a lei 10639/03 e sua implementação no Município de São João de Meriti a partir da análise do livro didático: sociedade em construção / história e cultura afro brasileira – o negro na formação da sociedade brasileira. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar as abordagens historiográficas, as lutas do Movimento Negro Unificado e os caminhos que levaram a conquista da lei federal 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira em todos os estabelecimentos de ensino da educação básica do Brasil. Estudou-se os desafios e como tem ocorrido sua implementação, sobretudo, no município de São João de Meriti mostrando como a questão racial tem sido trabalhada no cotidiano escolar inclusive com a distribuição do livro didático Sociedade em Construção / História e Cultura Afro-brasileira – O negro na formação da sociedade brasileira. Esse material foi analisado percebendo-se uma linguagem densa, porém rica em seu conteúdo mostrando a agência do negro no processo histórico de nosso país. É possível concluir que mesmo com todas as medidas propostas pela Secretaria de Educação somente projetos irregulares e distribuição de material didático não é suficiente para uma efetiva implementação da lei. Faz- se necessário capacitação dos profissionais de educação com propostas onde todos os professores possam ter acesso a conhecimentos de como trabalhar a história e cultura Afro-brasileira em sala utilizando propostas significativas e também o material didático oferecido pela rede. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/49 |
Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GONÇALVES, Emanuelle dos Santos 2015.pdf | 1.42 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.