Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12471
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Práticas de leitura na Escola Agrotécnica Federal de Codó- MA: considerações sobre a leitura escolar |
Other Titles: | Practices of reading at Escola Agrotécnica Federal de Codó-MA: considerations about school reading |
Authors: | Sousa, Ivonete Mendes de |
Orientador(a): | Berenblum, Andrea Sonia |
Primeiro coorientador: | Paula, Lucilia Augusta Lino de |
Primeiro membro da banca: | Araújo, Maria Jaqueline Grammont Machado de |
Keywords: | Práticas de Leitura;Formação do Leitor;Práticas sociais;Leitura Escolar;Practices of reading;Readers’ formation;Social practices;School reading |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 3-Mar-2010 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | SOUSA, Ivonete Mendes de. Práticas de leitura na Escola Agrotécnica Federal de Codó- MA: considerações sobre a leitura escolar. 2010. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010. |
Abstract: | Este trabalho trata de práticas de leitura na Escola Agrotécnica Federal de Codó-MA, da forma como se dão e as expectativas em relação às aulas de leitura, por parte de alunos e professores da referida Escola. Tendo como pressuposto a leitura como prática social, focaliza-se a leitura em dois âmbitos principais: a leitura no âmbito familiar ou pessoal e a leitura no âmbito escolar. Para dar conta dos questionamentos presentes na pesquisa, lançouse mão de métodos qualitativos, como observação participante, entrevistas semi-estruturadas, a elaboração e execução de um projeto de leitura chamado “Rodas de Leitura” e o uso da técnica de portfólio. A pesquisa foi executada no ano de 2007 e contou com a participação de alunos, professores e funcionários da referida escola. Objetivou-se, primeiramente, conhecer a realidade das práticas de leitura existentes na EAF-Codó/MA de forma a contribuir com a formação de leitores na mesma escola, e para isso, foi também necessário o uso de pesquisa de campo, além das técnicas de pesquisa já mencionadas. Com os primeiros dados coletados, iniciou-se a execução do Projeto Rodas de Leitura, como forma de avaliar mais diretamente como a leitura estava presente na vida de alunos e professores. A análise das entrevistas revelou uma realidade na qual a leitura existe, mas não é totalmente aproveitada no âmbito escolar, dentre diversos fatores tem-se o pouco uso de metodologias e projetos voltados para o incentivo à leitura juntamente com o acesso relativamente escasso a títulos oferecidos pela biblioteca da escola, esta apontada como referência de leitura na escola. Com a análise dos materiais produzidos pelos alunos, juntamente com a produção de portfólio, coletados durante a realização do Projeto Rodas de Leitura, constatou-se que as práticas de leitura existentes podem ser aprimoradas se conduzidas de uma forma mais dinâmica e preocupada com a dimensão social que permeia a vivência de cada sujeito da pesquisa. |
Abstract: | This work deals with practices of reading at Escola Agrotécnica Federal de Codó-MA, the way in which those practices are and the expectations for the reading classes, by students and teachers of the School. With the assumption of reading as social practice, it focus on reading in two main dimensions : the reading in the family or the personal dimension and the reading within school dimension. To make the questions in this research answerable, it was used some qualitative methods such as participant observation, semi-structured interviews, the preparation and implementation of a reading project called "Rodas de Leitura" and the use of the technique of portfolio. The research was conducted in 2007, with the participation of students, teachers and the staff of the School. It was aimed, firstly, to know the reality of the practices of reading at the EAF-Codó/MA so that it would be possible to contribute for the formation of readers in the mentioned School, for that, it was also necessary the use of field research, in addition to technical research already mentioned. Counting with the first datas collected, the Rodas de Leitura Project was started as a mean to evaluate more directly the way the practices of reading were present in the lives of students and teachers. The analysis of interviews revealed a reality in which the reading is there, but is not fully used within school, and that is because, among several factors, the underestimation of methodologies and projects designed to motivate the reading practices, and that plus the less access to the low titles offered by the school's library, that institution considered the reference for reading at school. The analysis of the research materials produced by students, along with the production of Portfolio, collected during the Rodas de Leitura Project, showed that the existing practices of reading at School can be enhanced if conducted in a more dynamic way also concerned with the social dimension that is part of the live of each subject in the research. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12471 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010 - Ivonete Mendes de Sousa.pdf | 2010 - Ivonete Mendes de Sousa | 2.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.