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Tipo do documento: Dissertação
Title: A eficiência da mediação, recuperação e sustentabilidade de comunicações científicas acerca da preservação do meio ambiente produzida no Instituto Federal Goiano
Other Titles: The efficiency of mediation, recovery and sustainability of scientific communications about the preservation of the environment produced at the Instituto Federal Goiano
Authors: Oliveira, Patrícia Regina de
Orientador(a): Rossetto, Claudia Antonia Vieira
Primeiro coorientador: Monteiro, Rosa Cristina
Primeiro membro da banca: Rossetto, Claudia Antonia Vieira
Segundo membro da banca: Abreu, João Batista Rodrigues de
Terceiro membro da banca: Martins, Bruno de Andrade
Keywords: Usabilidade de Repositórios;Representação temática da Informação;Mediação de Aprendizagem;Usability of Repositories;Thematic representation of information;Mediation of learning
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 7-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: OLIVEIRA, Patrícia Regina de. A eficiência da mediação, recuperação e sustentabilidade de comunicações científicas acerca da preservação do meio ambiente produzida no Instituto Federal Goiano. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, no período de maio a dezembro de 2019. O estudo ocorreu no Repositório Institucional do IF Goiano e fez uma análise de recuperação de dados temático por usuários do grupo focal composto por alunos de graduação, mestrado e doutorado dos cursos agroambientais nos Campus Rio Verde e Campus Urutaí. Teve como objetivos analisar o processo de implantação do Repositório Institucional do IF Goiano e avaliar a usabilidade da coleção piloto de Educação Ambiental indexada com Tratamento Temático em uma relação com o papel de mediador pedagógico do profissional Bibliotecário. Para isto foi realizado um relato das atividades realizadas pelo grupo de bibliotecários da instituição, uma revisão bibliográfica temática e uma análise participativa do ocorrido. Pode-se concluir também que a implantação de um repositório institucional deve levar em conta os papéis sociais e culturais de todos os colaboradores da instituição, uma vez que são todos profissionais de educação, com responsabilidades com a sociedade e sua formação pedagógica e social. Responsabilidade social e pedagógica foi uma constante no processo de implantação do RI IF Goiano, pela ação dos profissionais bibliotecários. Também foi concluído sobre a importância de se promover a educação ambiental, através da disseminação de informação científica com capacidade de recuperação de dados especializada com uso de ferramentas do Tratamento de dados (indexação de termos) que priorize uma formação de coleções que contemple demandas importantes para a comunidade. A coleção piloto do RI tem potencial para recuperação dos dados com eficiência e abrangência dos documentos de interesse do usuário, sendo proposto sua implantação efetiva a partir do trabalho dos bibliotecários no RI o que caracteriza o exercício da função de mediador pedagógico pelos bibliotecários.
Abstract: This research was carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás, from May to December 2019. The study took place at the Institutional Repository of IF Goiano and made an analysis of thematic data recovery by users of the focus group composed of students undergraduate, master's and doctoral degrees in agri-environmental courses at Rio Verde and Urutaí Campus. Its objectives were to analyze the implantation process of the Institutional Repository of IF Goiano and evaluate the usability of the pilot collection of Environmental Education indexed with Thematic Treatment in relation to the role of pedagogical mediator of the professional Librarian. For this purpose, a report was made of the activities carried out by the group of librarians at the institution, a thematic bibliographic review and a participatory analysis of what happened. It can also be demanded that an implantation of an institutional repository must take into account the social and cultural roles of all employees of the institution, since they are all education professionals, with responsibilities to society and their educational and social training. Social and pedagogical responsibility was a constant in the process of implementing the RI IF Goiano, through the action of librarian professionals. It was also concluded on the importance of promoting environmental education, through the dissemination of information with the ability to recover data Specialized with the use of data processing tools (term indexing) that prioritizes the formation of collections that contemplate important demands for the community. The RI pilot collection has the potential to recover data efficiently and comprehensively from the documents of interest to the user, proposing its effective implementation based on the work of librarians in RI, which highlights the role of pedagogical mediator by librarians.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12542
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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