Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12565
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Uso do Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre como espaço não formal de educação por professores de Biologia |
Other Titles: | The use of the Ifes Campus de Alegre Atlantic Forest Environmental Education Pole as a non-formal education space by biology teachers |
Authors: | Moulin, Tatiane |
Orientador(a): | Silva, Wanderley da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Wanderley da |
Segundo membro da banca: | Silva, Simone Batista da |
Terceiro membro da banca: | Menezes, Márcia Santos de |
Keywords: | Educação formal;Espaço não formal de educação;Polo de educação ambiental;Formal education;Non-formal education space;The atlantic forest education center |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 14-Oct-2020 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | MOULIN, Tatiane. Uso do polo de educação ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre como espaço não formal de educação por professores de Biologia. 2020. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. |
Abstract: | O Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre foi instituído em 1992, com a finalidade de desenvolver, apoiar e sistematizar ações de educação formal e não formal. O uso de espaços não formais como estratégia de ensino é indicado como forma de diversificação da prática escolar e meio para promover a aprendizagem nesses ambientes, aliados à educação formal. Nesse sentido, este trabalho visou investigar o uso atual e potencial do PEAMA, localizado no Ifes - Campus de Alegre como espaço não formal de educação, e ambiente complementar para o ensino de Biologia. Os dados foram obtidos por meio de observações diretas, análises documentais e entrevistas. Foram entrevistados dezessete professores que ministram disciplinas voltadas ao conteúdo de Biologia, os quais responderam questionários mistos, compostos por questões fechadas e abertas. Para análise das questões fechadas foi realizada a tabulação de dados e gerados gráficos, com auxílio do programa Microsoft Excel. A análise das questões abertas foi realizada por meio do procedimento denominado “análise categorial”. A análise das informações obtidas permitiu obter a percepção dos entrevistados sobre o uso dos espaços não formais de educação para o ensino de Biologia indicando que os professores reconhecem o PEAMA do Ifes - Campus de Alegre como ambiente complementar ao ensino da área de Biologia, por facilitar a compreensão e a aprendizagem de diferentes conteúdos |
Abstract: | The Atlantic Forest Environmental Education Hub (PEAMA) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre was established in 1992, with the purpose of developing, supporting and systematizing formal and non-formal education actions. formal. The use of non-formal spaces as a teaching strategy is indicated as a way of diversifying school practice and a means to promote learning in these environments, combined with formal education. In this sense, this work aimed to investigate the current and potential use of PEAMA, located at Ifes - Campus de Alegre as a non-formal education space, and complementary environment for the teaching of Biology. The data were obtained through direct observations, documentary analysis and interviews. Seventeen professors who teach subjects focused on Biology content were interviewed, who answered mixed questionnaires, composed of closed and open questions. For the analysis of closed questions, data were tabulated and graphs were generated, with the aid of the Microsoft Excel program. The analysis of open questions was carried out through the procedure called “categorical analysis”. The analysis of the collected data made it possible to obtain the perception of the interviewees about the use of non-formal education spaces for the teaching of Biology, indicating that the teachers recognize the PEAMA of Ifes - Campus de Alegre as a complementary environment to the teaching of the Biology area, for facilitating understanding and learning different contents |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12565 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Tatiane Moulin.pdf | 2020 - Tatiane Moulin | 5.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.