Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12596
Tipo do documento: Dissertação
Title: Políticas Públicas de Educação Inclusiva: desafios da formação docente para o atendimento educacional especializado (AEE) na rede municipal de ensino de Abaetetuba/Pá
Other Titles: Inclusive Education Public Policies: challenges of teacher education for the specialized educational service (AEE) in the municipal teaching network of Abaetetuba/Pá
Authors: Negrão, Giovana Parente
Orientador(a): Damasceno, Allan Rocha
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Sílvia Maria Melo
Segundo membro da banca: Rocha, Fátima Niemeyer da
Keywords: Políticas Públicas;Inclusão;Educação Especial e AEE;Public Policies;Inclusion;Special Education and ESA
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 3-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Negrão, Giovana Parente. Políticas Públicas de Educação Inclusiva: desafios da formação docente para o atendimento educacional especializado (AEE) na rede municipal de ensino de Abaetetuba/Pá. 2017. [145 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .
Abstract: Este estudo elegeu como objeto as Políticas Públicas de Educação Inclusiva e os desafios da formação docente para o atendimento educacional especializado (AEE).Teve como objetivo principal caracterizar a implementação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino em Abaetetuba/PA, que se desdobrou em: identificar e analisar os dispositivos legais referentes a modalidade de educação especial construídos no âmbito da rede municipal de ensino do município de Abaetetuba; identificar as ações de educação inclusiva implementadas na referida rede de ensino a partir dos dispositivos constituídos e analisar a formação inicial e continuada dos professores lotados nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), bem como os reflexos desta formação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos estudantes público-alvo da Educação Especial. A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta de dados contou com levantamentos estatísticos na rede de ensino, incluindo pesquisa de documentos oficiais; aplicação de questionário a trinta e quatro docentes lotados em Sala de Recursos Multifuncionais das escolas da rede de ensino e entrevista semiestruturada a Coordenação do Setor de Educação Especial e a três Professores que atuam no AEE em realidades educacionais distintas (cidade, Ilhas e Estradas/Ramais). Para a análise dos dados adotou-se a metodologia de Análise de Conteúdo de Franco (2012), que permite considerar o material coletado, contextualizando-o. Destaca-se neste estudo o referencial teórico de autores como: Freire (1986), Mantoan (2006), Prieto (2006), Silva (2008), Tardif (2014), Baptista (2011), Oliveira (2002), Damasceno (2010), Ferreira (2003), entre outros autores e documentos oficiais sobre a temática. Percebe-se que a rede municipal de ensino em Abaetetuba vem gradativamente estruturando a construção de políticas públicas de educação especial voltada para a perspectiva inclusiva. Verificou-se que, embora ocorram ações formativas para os docentes da educação especial, estas ocorrem de forma esporádica, aligeirada e transitam na superficialidade; estas ações não se traduzem em uma política efetiva bem definida de formação e não são suficientes para atender as necessidades de formação dos profissionais frente as demandas amplas de sua atuação e os atuais desafios do trabalho pedagógico, no atendimento educacional especializado. Conclui-se, destacando a importância de políticas públicas direcionadas para a educação inclusiva, bem como políticas de formação continuada para a concretização e consolidação da inclusão.
Abstract: This study chose as object the Public Policies of Inclusive Education and the challenges of teacher education for the specialized educational service (ESA). Its main objective was to characterize the implementation of the National Policy of Special Education in the perspective of Inclusive Education in the Municipal Network of Education in Abaetetuba / PA, which was developed to: identify and analyze the legal provisions regarding the special education modality built within the municipal education network of the municipality of Abaetetuba; To identify the actions of inclusive education implemented in said network of education from the constituted devices and to analyze the initial and continued formation of full-time teachers in the Multifunctional Resource Rooms (SRM), as well as the reflections of this training in the Specialized Educational Assistance (AEE) of Special education public school students. The methodology is based on the qualitative approach, involving bibliographical and field research. Data collection included statistical surveys of the education network, including the search for official documents; Application of a questionnaire to thirty-four teachers filled in the Multifunctional Resource Room of the schools of the education network and semi-structured interview the Coordination of the Sector of Special Education and to three Teachers who work in the EEE in distinct educational realities (city, Islands and Roads /). For the analysis of the data the Franco Content Analysis methodology (2012) was adopted, which allows to consider the material collected, contextualizing it. In this study the theoretical reference of authors such as Freire (1986), Mantoan (2006), Prieto (2006), Silva (2008), Tardif (2014), Baptista (2011), Oliveira (2002), Damasceno), Ferreira (2003), among other authors and official documents on the subject. It can be seen that the municipal education network in Abaetetuba is gradually structuring the construction of public policies of special education focused on the inclusive perspective. It was verified that although there are formative actions for the teachers of the special education, these occur sporadically, light and transit in the superficiality, these actions do not translate into a well defined effective policy of formation and are not enough to attend the training needs Of the professionals facing the broad demands of their performance and the current challenges of the pedagogical work, in the specialized educational service. It is concluded, emphasizing the importance of public policies directed towards inclusive education, as well as policies of continuous formation for the concretization and consolidation of inclusion.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12596
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Giovana Parente Negrão.pdf2017 - Giovana Parente Negrão2.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.