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Tipo do documento: Dissertação
Title: A prática da educação pela música do povo Magüt
Other Titles: The educational practice through the Magüta music
Authors: Silva, Jeane Colares da
Orientador(a): Santos, Miriam de Oliveira
Primeiro membro da banca: Reinheimer, Patricia
Segundo membro da banca: Pereira, Edmundo Marcelo Mendes
Keywords: Muiscal education;Indigenous scholar education;Indigenous education;Magüta;Ticuna;Indigenous music;Ticuna’s music;Educação musical;Educação escolar indígena;Educação indígena;Magüta;Ticuna;Música indígena;Música Ticuna
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 23-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Jeane Colares da. A prática da educação pela música do povo Magüt. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
Abstract: Apresentamos neste trabalho uma pesquisa que visa expor experiências com grupos indígenas da etnia Ticuna, no Amazonas, na região do Alto Solimões, especificamente no município de Tabatinga, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Trata da descrição de como se dá a prática de ensino no sentido da transmissão dos valores culturais que definem essa etnia identitariamente como a língua, costumes, mitologia, cosmologia e demais elementos determinantes em sua cultura, através da música. Nesse universo cultural elegemos a música ritual da festa da moça nova, por apresentar essencialmente um caráter pedagógico, sendo este um ritual de passagem para meninas da comunidade e a música infantil Magüta, que é amplamente utilizada como ferramenta de ensino entre os indígenas. Como ponto de partida utilizamos conceitos etnológicos para compreender e diferenciar a educação indígena e a educação escolar indígena. Entre os autores consultados nas referências bibliográficas constam importantes fontes para o estudo especificamente do povo1 Magüta como João Pacheco de Oliveira, Roberto Cardoso e Abel Antônio Santos. Foram utilizadas várias ferramentas de metodologia de pesquisa como a pesquisa bibliográfica e o trabalho de campo com observação participante. Procuramos conhecer os processos históricos contidos a partir de movimentos sociais e os movimentos indígenas que em muito contribuíram para garantir o direito a educação dos povos autóctones brasileiros. No caso do ensino de música na escola, historicamente é fruto de conquista de inúmeros movimentos sociais e partindo dessa temática gostaríamos de abordar tais questões para o ensino de música, verificando sua convergência quanto a questão da emancipação escolar indígena. Buscamos estudar com maior profundidade questões específicas da educação. Neste sentido, fomos analisar todas as formas conceituais de educação que poderiam estar contidas nesta prática de ensino-aprendizagem. Analisamos a música indígena, e a música indígena Magüta, de forma a contextualizar com os conceitos vigentes do fazer musical, na cultura nacional. Enfim temos verificado que a prática da Educação Musical, que muitos educadores lutaram para que fosse implantado no sistema de ensino brasileiro, está muito presente na prática de educação do povo Magüta aqui no Alto Solimões, pois a música é um caminho de grande valor pedagógico para transmissão de conhecimentos praticados por eles
Abstract: This essay is a research that shows some experiences with Ticuna indigenous groups, from Tabatinga city, Amazonas, in Alto Solimões region, on the triple frontier between Brazil, Peru and Colombia. It describes, through the music aspect, how the educational practices transmit the cultural values,like language, habits, mythology, cosmology and all the elements which determines their culture and define their ethnicity. In this cultural universe the song from the young lade ritual was elected, for being a child song and a rite of passage from childhood to adulthood specific for girls from Magüta community, because it essentially presents a pedagogical character. At first, some ethnological concepts were used to understand and distinguish the indigenous education and the indigenous scholar education. Among the bibliographic reference consulted, there are important information sources to study Magüta people, written by authors like João Pacheco de Oliveira, Roberto Cardoso e Abel Antônio Santos. Many different methodology instruments of research such as bibliographic research and the observation of the participants were used. Were examined the historical processes inside the social movements and the indigenous movements which contributed to guarantee the educational rights to the Brazilian autochthones people. The music taught at school is historically a conquest of innumerous social movements. This research will talk about all this issues in the music teach, verifying its convergence about the indigenous scholar emancipation. The aim is to study deeply specific educational issues and analyze the conceptual ways of education that could be presented in the teach-learning practices. The indigenous song and specifically the Magüta indigenous song, were analyzed contextualizing the current musical practices concepts in the national culture. At last, it is possible to verify that the music educational practice that many educators fight to be installed in the Brazilian educational system is extensively involved in Magüta’s educational practice in Alto Solimões region, because the music is an important pedagogical way to transmit the knowledge practiced by them.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12798
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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