Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12803
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A educação física no Instituto Federal Goiano: projeto pedagógico de curso, abordagens pedagógicas e a prática docente |
Other Titles: | Physical education at the Federal Goiano Institute: pedagogical course project, pedagogical approaches and teaching practice |
Authors: | Santos, Georgia Silva |
Orientador(a): | Ramos, José Ricardo da Silva |
Primeiro membro da banca: | Ramos, José Ricardo da Silva |
Segundo membro da banca: | Coube, Roberta Jardim |
Terceiro membro da banca: | Martins, Rodrigo Lema Del Rio |
Quarto membro da banca: | Justino, Rogério |
Keywords: | Projeto pedagógico de curso;Abordagens pedagógicas;Prática docente;Pedagogical course project;Pedagogical approaches;Teaching practice |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 26-Feb-2021 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | SANTOS, Georgia Silva. A educação física no Instituto Federal Goiano: projeto pedagógico de curso, abordagens pedagógicas e a prática docente. 2021.118 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo central identificar quais abordagens pedagógicas norteiam a prática pedagógica dos docentes de Educação Física do Instituto Federal Goiano (campi Ceres-GO, Morrinhos-GO e Urutaí-GO). Neste sentido, o estudo gera uma reflexão sobre a escolha das abordagens pedagógicas da Educação Física e a elaboração ou reformulação do Projeto Pedagógico do Curso, para proporcionar uma formação significativa para o aluno. Para a aplicação do estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, apoiada num referencial teórico reflexivo e metodologia dialógica. Desta forma, a coleta dos dados foi realizada por visita aos campi, foi utilizado um roteiro de entrevista e análise documental; oito docentes participaram da pesquisa, professores do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. Os principais temas abordados foram as ações pedagógicas: como são pensadas, elaboradas, organizadas, realizadas e se estão devidamente registradas no documento oficial da instituição, o projeto pedagógico de curso. Descrevendo a partir das análises documental e de conteúdo, as abordagens pedagógicas predominantes que permeiam a prática docente dos professores de Educação Física do IF Goiano dos campi de Ceres-GO, Morrinhos-GO e Urutaí-GO são as abordagens crítico-superadora e desenvolvimentista. Assim sendo, a partir do estudo identificou-se o perfil das aulas de Educação Física, apontando como este componente curricular está sendo planejado pelos docentes e gestão |
Abstract: | This research had the central objective of identifying which pedagogical approaches guide the pedagogical practice of Physical Education teachers at the Federal Goiano Institute (Ceres-GO, Morrinhos-GO and Urutaí-GO Campuses). In this regard, the study generates a reflection on the choice of pedagogical approaches to Physical Education and the preparation or reformulation of the Course's Pedagogical Project, to provide a meaningful training for the student. For the application of the study, a qualitative research was carried out, supported by a reflective theoretical framework and dialogic methodology. Thus, data collection was carried out by visiting the campuses; an interview script and document analysis was used; eight teachers participated in the research, teachers of the agriculture technical course integrated with high school. The main topics covered were pedagogical actions: how they are thought, elaborated, organized, carried out and whether they are properly registered in the official document of the institution, the pedagogical course project. Describing from the data and content analysis, the prevailing pedagogical approaches that permeate the teaching practice of Physical Education teachers at Ceres-GO, Morrinhos-GO and Urutaí-GO IF Goiano Campuses were the critical-overcoming, the developmentalist. Therefore, due to the study the profile of Physical Education classes was identified, pointing out how this discipline is being planned by teachers and management |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12803 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Georgia Silva Santos.pdf | 2021 - Georgia Silva Santos | 6.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.