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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12845
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Eleição de dirigente escolar: a democracia em questão – um estudo de caso do Colégio Agrícola Dom Agostinho IKAS - CODAI/UFRPE |
Other Titles: | Election of school leader: democracy in question - Case study of the Agricultural College D. Augustine Ikas - CODAI/UFRPE |
Authors: | Soares Neto, José |
Orientador(a): | Yukizaki, Suemy |
Primeiro membro da banca: | Yukizaki, Suemy |
Segundo membro da banca: | Moraes, Marco Antônio de |
Terceiro membro da banca: | Amaral, Daniela Patti do |
Keywords: | Democratic Management;Participation;School Director election;Gestão Democrática;Participação;Eleição de Dirigente Escolar |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 14-Mar-2016 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | Soares Neto, José . Eleição de dirigente escolar: a democracia em questão - estudo de caso do Colégio Agrícola D. Agostinho Ikas - CODAI/UFRPE. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016. |
Abstract: | Esta dissertação trata de uma pesquisa realizada junto à comunidade escolar do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas–Codai, escola vinculada à Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, localizado no município de São Lourenço da Mata - PE, área metropolitana do Grande Recife. Através do ponto de vista de uma amostra de: gestores, docentes, técnicos administrativos, discentes e pais e/ou responsáveis, propusemo-nos saber como vem sendo construída uma gestão participativa e democrática no Codai em um processo específico: o processo de escolha do dirigente máximo da instituição. Mostramos que os agentes sociais (gestores, servidores, discentes e pais) sabem da importância da participação, afirmam seus direitos de cidadão, e defendem a democracia. Para além desta comprovação, o que este estudo evidenciou é que a comunidade escolar mantém viva a democracia, quando, em suas várias demandas, reclama por direitos que não estariam sendo observados no CODAI, seja no processo eleitoral, seja no Estatuto/Regulamento, seja na obediência à legislação. O resultado a que chegamos revela que os atores sociais afirmam suas diferenças, fazem demandas no sentido de ampliar seus próprios direitos, mostrando que o processo democrático, por sua própria natureza, é inconcluso, sempre comportando algum grau de exclusão. O que não conseguimos investigar é se os atores em questão têm conhecimento teórico ou intuitivo de que o processo democrático não é, e nem pode pretender ser, absolutamente inclusivo. |
Abstract: | This work is a survey conducted by the school community of the Agricultural College Dom Augustine Ikas- Codai School linked to the Rural Federal University of Pernambuco - UFRPE, located in São Lourenço da Mata - PE, the metropolitan area ofGreater Recife. Through the point of view of a sample: managers, teachers, administrative staff, students and parents and / or guardians, we set out to know how has been built a participatory and democratic management in Codai in a specific process: the selection process top manager of the institution. We show that social agents (managers, servers, students and parents) know the importance of participation, claim their rights as citizens, and defend democracy. In addition to this evidence, what this study showed is that the school community keeps alive the democracy, when, in their various demands, demands for rights that were not being observed in CODAI, either in the electoral process, either in the Statute / Regulation, be in compliance with legislation. The result we reached shows that the social actors claim their differences, make demands to broaden their own rights, showing that the democratic process, by its very nature, is unfinished, always behaving some degree of exclusion. What we can not investigate is whether the actors in question have theoretical or intuitive knowledge that the democratic process is not, and can not claim to be absolutely inclusive. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12845 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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2016 - José Soares Neto.pdf | Documento principal | 3.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
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