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Tipo do documento: Dissertação
Title: Discursos e sentidos sobre a educação feminina na corte, século XIX. Uma reflexão histórica da “Polyantheia commemorativa de inauguração das aulas para o sexo feminino do Imperial Lycêo de Artes e Officios”
Other Titles: Discourses on female education in the court, XIX century. A historical reflection of "Commemorative Polyantheia of classes inauguration for female gender of Imperial Lycêo of Arts and Crafts"
Authors: Lelis, Francismara de Oliveira
Orientador(a): Lopes, Fábio Henrique
Primeiro membro da banca: Gandelman, Luciana Mendes
Segundo membro da banca: Santos, Claudia Regina Andrade dos
Keywords: Women;Mulheres;Educação;Discursos;Gênero.;Education;Speeches;Genre.
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 13-May-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: LELIS, Francismara de Oliveira. Discursos e sentidos sobre a educação feminina na corte, século XIX. Uma reflexão histórica da “Polyantheia commemorativa de inauguração das aulas para o sexo feminino do Imperial Lycêo de Artes e Officios”. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
Abstract: Na corte, em 1881, o Imperial Liceu de Artes e Ofícios, instituição que oferecia ensino profissionalizante com ênfase no desenho, abre sua primeira turma feminina. Para comemorar a inauguração do novo curso, o Liceu publica uma coletânea de textos intitulada “Polyantheia commemorativa de inauguração das aulas para o sexo feminino do Imperial Lycêo de Artes e Officios”, reunindo diversos intelectuais brasileiros, dos quais 127 homens e apenas 4 mulheres dissertaram sobre a educação que o Liceu deveria fornecer para o público feminino. O presente trabalho visa historicizar esse documento singular, buscando compreender o papel do Liceu de Artes e Ofícios na educação da Corte, a criação do curso, dentro das possibilidades educativas destinadas ao gênero feminino, além de analisar como os/as autores/as da Polyantheia compreenderam a abertura do curso e a importância e os sentidos atribuídos à da educação feminina.
Abstract: In court, in 1881, the Imperial Lyceum of Arts and Crafts, institution that offered vocational education with an emphasis on design, opens its first female class. To celebrate the inauguration of the new course, the Lyceum publishes a collection of texts entitled "Commemorative Polyantheia of classes inauguration for female gender of Imperial Lycêo of Arts and Crafts" gathering various Brazilian intellectuals, of which 127 men and only 4 women lectured about education that Lyceum should provide for the female public.This study aims to historicize this unique document, seeking to understand the role of the Arts and Crafts Lyceum in court education, the creation of the women's course within the educational possibilities intended for feminine gender, besides to analyze how the authors (men and women) of Polyantheia understood the opening of the course and the importance and the meanings attributed to female education
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13911
Appears in Collections:Mestrado em História

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