Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15009
Tipo do documento: Dissertação
Title: A polissemia do conceito vida na educação em ciências: diálogo entre o popular e o científico
Other Titles: The polyssemy of the concept of life in science education: dialogue between the popular and the scientific
Authors: Gomes, Danilo Mota
Orientador(a): Fonseca, Lana Claudia de Souza
Primeiro membro da banca: Fonseca, Lana Claudia de Souza
Segundo membro da banca: Castro, Alexsander Soares de
Terceiro membro da banca: Machado, Ligia Cristina Ferreira
Quarto membro da banca: Vieira, Bruno Matos
Quinto membro da banca: Godoy, Bruno Silva
Keywords: Ensino de ciências;Conceito de vida;Educação popular;Science teaching;Concept of life;Popular education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 25-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática
Citation: GOMES, Danilo Mota. A polissemia do conceito vida na educação em ciências: diálogo entre o popular e o científico. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Abstract: Baseado na polissemia do conceito de vida (COUTINHO, MORTIMER & NIÑO EL- HANI, 2007) e em experiências vividas em sala de aula, este trabalho visa realizar uma discussão epistemológica acerca deste conceito, estabelecendo um diálogo entre a cultura popular, representada pelos conhecimentos populares, em especial, os religiosos, e a perspectiva científica, de modo a trazer contribuições para o ensino de ciências e ampliar as discussões realizadas sobre este conceito, visto ser o mesmo um dos pilares base da ciência. Dado o contexto pandêmico vivido no período de desenvolvimento desta dissertação, a metodologia utilizada se constituiu em uma revisão de literatura sobre as definições de vida existentes e a aplicação de dois tipos de entrevistas em momentos diferentes no decorrer da pesquisa. Em um primeiro momento foram utilizadas entrevistas estruturadas online com professores de Ciências da educação básica e, em um segundo momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas por videoconferência. Ambas entrevistas foram feitas com o intuito de levantar as concepções de vida que circulam nas escolas para, posteriormente, estabelecer um diálogo destas com a perspectiva popular. A partir desse levantamento, foi possível observar que, ainda hoje, a visão de vida como uma lista de propriedades possui uma grande representatividade, apesar de ser apontada como insuficiente para explicar tal fenômeno, levando ao ressurgimento de concepções antes descartadas, à presença de outras formas de explicar a vida e a possibilidade de diálogo com outras fontes de saber. As concepções levantadas também foram utilizadas para a elaboração de um vídeo animado que se configura como um recurso didático, produto desta dissertação, para auxiliar na realização de debates sobre o conceito de vida nas salas de aula de Ciências.
Abstract: Based on the polysemy of the concept of life (COUTINHO, MORTIMER & NIÑO EL- HANI, 2007) and on experiences lived in the classroom, this research aims to conduct an epistemological discussion about this concept, establishing a dialogue between popular culture, represented by popular knowledge, especially religious knowledge, and the scientific perspective, in order to bring contributions to science teaching and expand the discussions realized about this concept, since it is one of the basic pillars of science. Because of the pandemic context experienced during the development period of this research, the methodology used consisted in a literature review of existing definitions of life and the application of two types of interviews at different moments during the research. In a first moment online structured interviews were used with basic education science teachers and, in a second moment, semi-structured interviews were conducted by videoconference. Both interviews were made with the purpose of getting to know the conceptions of life that circulate in schools and, later, to establish a dialog between them and the popular perspective. From this survey, it was possible to verify that, even today, the view of life as a list of properties has a large representation, even though it is considered insufficient to explain this phenomenon, leading to the resurgence of conceptions previously discarded, the presence of other ways to explain life, and the possibility of dialogue with other sources of knowledge. The conceptions raised were also used for the preparation of an animated video that is configured as a didactic resource, a product of this dissertation, to support debates about the concept of life in science classrooms.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15009
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Danilo Mota Gomes.pdf2022 - Danilo Mota Gomes1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.