Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15380
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBraga, Janne Faria Torres
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:43Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:43Z-
dc.date.issued2015-08-03
dc.identifier.citationBRAGA, Janne Faria Torres. Estratégias metacognitivas como auxiliares no processo da leitura: análise e revisão de enunciado de questões do 9º ano do Saerjinho. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15380-
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe, por meio da teoria metacognitiva desenvolvida por alguns teóricos como Langacker, Vanin, Gombert e Leffa, a analisar o modo como os descritores referentes ao tópico de Procedimento da Leitura da matriz curricular do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) tratam da leitura e como essa é feita pelos alunos, no que tange à sua compreensão. Pretende-se, nesse caso, traçar um perfil dos tipos de enunciados usados nas questões e categorizá-los e, nas questões relacionadas aos descritores do Procedimento de Leitura, usar algumas estratégias cognitivas como monitoramento, autoexplicação e justificativa a fim de auxiliar os alunos durante o processo da leitura para que possam, ao longo de sua escolarização, realizar tal tarefa autonomamente.por
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCognitive Learningeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectReading - Study and Teachingeng
dc.subjectReading - Developmenteng
dc.subjectAprendizagem cognitivapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectReading Comprehensionpor
dc.titleEstratégias metacognitivas como auxiliares no processo da leitura: análise e revisão de enunciado de questões do 9º ano do Saerjinhopor
dc.title.alternativeMetacognitive strategies as ancillaries in the reading process: analysis and revision of statements of questions of the 9th year of Saerjinhoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims , through meta-cognitive theory developed by some theorists as Langacker , Vanin , Gombert and Leffa , to examine how the descriptors related to the topic of reading Procedure curriculum SAEB ( System of Basic Education Evaluation ) deal with reading and how this is done by the students, with regard to their understanding . It is intended in this case to draw a profile of the types of statements used in questions and categorize them , and on issues related to reading procedure descriptors, use some cognitive strategies such as monitoring,selfexplanation and justification in order to assist students during the reading process so that, throughout his schooling , perform this task autonomouslyeng
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.advisor1ID17.879.517-82por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828por
dc.contributor.referee1Pinto, Deise
dc.contributor.referee2Fonseca, Rívia
dc.contributor.referee3Rodrigues, Andrea
dc.contributor.referee4Palomanes, Roza Maria
dc.creator.ID99.213.637-78por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0691924063094577por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010. DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. FAUCONNIER, Gilles. Mental spaces: Aspectsofmeaningconstructions in natural language. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. FERRARI, Lilian. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Letras e cognição, nº 41, p. 149-165, 2010. ______, Lilian. Introdução à linguística cognitiva. São Paulo: Contexto, 2014. FILLMORE, CHARLES J. “Frames and the semantic of understanding”.Quadernidisemantica 6: 222-254, 1985. GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2013. JOU, Graciela Inchausti, SPERB, Tania Mara. A Metacognição como Estratégia Reguladora da Aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica. v.19, n.2,p.177-185, 2005. Disponível em www.scielo.br/prc KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes Editores, 2013. KOCH, I. G. V; TRAVAGLIA, L. C.Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 2003. LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993. LANGACKER, Ronald. Foundationstocognitivegramar: theoreticalprerequisites. Stanford: StanfordUniversity Press. LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: The University Press of Chicago, 1980. 91 LEFFA, Vilson J., Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolingüística. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1996. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. RODRIGUES, Gerson. “Modelos de leitura e interpretação de texto” IN: PALOMANES, Roza; BRAVIN, Angela Marina. Práticas de ensino de português. São Paulo: Contexto, 2012. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 1998. SPINILLO, Alina Galvão; SIMÕES, Patrícia Uchôa. O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas. Psicologia: reflexão e crítica. Recife, n. 16, p. 537-546, 2003. ______, Alina Galvão. "A consciência metatextual". IN: MOTA, Marcia da. Desenvolvimento metalinguístico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009. ______, Alina Galvão; MOTA, Marcia Maria; CORREA, Jane. Consciência metalinguística e compreensão de leitura: diferentes facetas de uma relação complexa. Educar em Revista. Curitiba, n. 38, p. 151-171, set./dez. 2010. VANIN, Aline Aver. Língua, cognição e cultura: uma relação indissociável. Letrônica. Porto Alegre, v.2, n.1, p.42-59, 2009. 7.1. Webgrafia http://www.ipm.org.br/ www.inep.gov.brpor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5635/2015%20-%20Janne%20Faria%20Torres%20Braga.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20310/2015%20-%20Janne%20Faria%20Torres%20Braga.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26679/2015%20-%20Janne%20Faria%20Torres%20Braga.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33092/2015%20-%20Janne%20Faria%20Torres%20Braga.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39434/2015%20-%20Janne%20Faria%20Torres%20Braga.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45844/2015%20-%20Janne%20Faria%20Torres%20Braga.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52210/2015%20-%20Janne%20Faria%20Torres%20Braga.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58722/2015%20-%20Janne%20Faria%20Torres%20Braga.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1893
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-07-20T11:34:03Z No. of bitstreams: 1 2015 - Janne Faria Torres Braga.pdf: 1337555 bytes, checksum: 87664911deb5577d5ad055a22ce6f7c9 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-20T11:34:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Janne Faria Torres Braga.pdf: 1337555 bytes, checksum: 87664911deb5577d5ad055a22ce6f7c9 (MD5) Previous issue date: 2015-08-03eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Janne Faria Torres Braga.pdfDocumento principal1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.