Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15380
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias metacognitivas como auxiliares no processo da leitura: análise e revisão de enunciado de questões do 9º ano do Saerjinho
Otros títulos: Metacognitive strategies as ancillaries in the reading process: analysis and revision of statements of questions of the 9th year of Saerjinho
Autor: Braga, Janne Faria Torres
Orientador(a): Silva, Gerson Rodrigues da
Primeiro membro da banca: Pinto, Deise
Segundo membro da banca: Fonseca, Rívia
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Andrea
Quarto membro da banca: Palomanes, Roza Maria
Palabras clave: Cognitive Learning;Reading;Reading - Study and Teaching;Reading - Development;Aprendizagem cognitiva;Leitura;Compreensão na leitura;Leitura - Estudo e ensino;Leitura - Desenvolvimento;Reading Comprehension
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Fecha de publicación: 3-ago-2015
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: BRAGA, Janne Faria Torres. Estratégias metacognitivas como auxiliares no processo da leitura: análise e revisão de enunciado de questões do 9º ano do Saerjinho. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015.
Resumen: O presente trabalho se propõe, por meio da teoria metacognitiva desenvolvida por alguns teóricos como Langacker, Vanin, Gombert e Leffa, a analisar o modo como os descritores referentes ao tópico de Procedimento da Leitura da matriz curricular do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) tratam da leitura e como essa é feita pelos alunos, no que tange à sua compreensão. Pretende-se, nesse caso, traçar um perfil dos tipos de enunciados usados nas questões e categorizá-los e, nas questões relacionadas aos descritores do Procedimento de Leitura, usar algumas estratégias cognitivas como monitoramento, autoexplicação e justificativa a fim de auxiliar os alunos durante o processo da leitura para que possam, ao longo de sua escolarização, realizar tal tarefa autonomamente.
Abstract: This work aims , through meta-cognitive theory developed by some theorists as Langacker , Vanin , Gombert and Leffa , to examine how the descriptors related to the topic of reading Procedure curriculum SAEB ( System of Basic Education Evaluation ) deal with reading and how this is done by the students, with regard to their understanding . It is intended in this case to draw a profile of the types of statements used in questions and categorize them , and on issues related to reading procedure descriptors, use some cognitive strategies such as monitoring,selfexplanation and justification in order to assist students during the reading process so that, throughout his schooling , perform this task autonomously
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15380
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2015 - Janne Faria Torres Braga.pdfDocumento principal1.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.