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dc.contributor.authorFurtado, Rennan
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:59Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:59Z-
dc.date.issued2017-03-29
dc.identifier.citationFURTADO, Rennan. Mediação didática de base colaborativa para o uso e estudo da referenciação em formas acusativas na EJA: do stand-up à redação escolar: Seropédica, RJ, 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15409-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo desenvolver uma mediação didática, de base colaborativa, para estudo e uso do objeto direto anafórico (ODA), a partir do gênero discursivo stand-up comedy, em turmas de educação para jovens e adultos que não deram continuidade aos estudos e para os que não ingressaram no Ensino Fundamental e/ou Médio com a idade apropriada. Trata-se do segmento Educação de Jovens e Adultos (EJA). Busca-se incentivar a participação, nas aulas de Língua Portuguesa, dos alunos inseridos nos cursos da Educação de Jovens e Adultos da rede pública do estado do Rio de Janeiro (NEJA), partindo-se da hipótese de que o uso do referido gênero os estimularia a desenvolver atividades de leitura, produção textual e reflexão sobre usos linguísticos, com foco no estudo e uso do ODA. Para tanto, esta pesquisa baseou-se na Teoria Colaborativa de Aprendizagem (BEHRENS, 2013), que possibilitou a organicidade da mediação para promovermos um ensino participativo em que a interação entre aluno e professor constitui a base do trabalho. Além disso, buscamos, em teorias linguísticas, pressupostos para fundamentação da proposta. A saber: a teoria da Referenciação (KOCH E ELIAS, 2012; CAVALCANTE, 2004) e a dos Contínuos de variação linguística (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005), com ênfase no contínuo oralidade-letramento. A primeira permitiu o entendimento das relações anafóricas, sobretudo a do ODA, em um texto; a segunda possibilitou o reconhecimento de que as realizações linguísticas, as variáveis, como as dessa categoria, situam-se em uma linha contínua e não em lados opostos. Procedemos ainda à associação desse contínuo com o contínuo dos gêneros discursivos proposto por Marcuschi (2001). Este trabalho buscou, ainda, atingir objetivos específicos da disciplina de Língua Portuguesa, como ensinar estratégias de referenciação em formas acusativas, além de outros mais gerais, como promover o debate, a coletividade, o compartilhamento de ideias e o respeito mútuo entre professor e alunos.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectStand-up comedypor
dc.subjectContínuos de variação linguísticapor
dc.subjectEstudo e uso do objeto direto anafóricopor
dc.subjectEstratégias depor
dc.subjectEnsino Colaborativopor
dc.subjectYouth and Adults Educationeng
dc.subjectStand-up comedyeng
dc.subjectContinuous variation of Linguisticseng
dc.subjectStudy and use of anaphoric direct objecteng
dc.subjectReferencing strategieseng
dc.subjectCollaborative Learningeng
dc.titleMediação didática de base colaborativa para o uso e estudo da referenciação em formas acusativas na EJA: do stand-up à redação escolarpor
dc.title.alternativeDidatic mediation of collaborative basis for study and use of accusative form reference in EJA: from stand up to school essayseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims to develop a didactic mediation, of collaborative basis, for anaphoric direct objetcs study and use, from stand up comedy discursive genre, in groups of youngsters and adults who did not continue their studies and those who have not joined primary and/or elementary school at appropriate age. This is youth and adults education (EJA). The aim is to encourage student's participation in Portuguese classes, in public schools of the State of Rio de Janeiro (NEJA) assuming that the use of stand up comedy discursive genre would stimulate them to develop reading activities, textual production and reflection on linguistic uses, focusing on the study and use of anaphoric direct object. For this purpose, this research was based on Collaborative Learning Theory (BEHRENS, 2013), which enabled the organicity of mediation in order to promote a participatory education in which the interaction between student and teacher is the basis of the work. In addition, in linguistic theories we searched assumptions to justify the proposal. Namely: Referencing Theory (KOCH and ELIAS, 2012; CHAN, 2004) and the continuous variation of Linguistics (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005), with emphasis on continuous orality-literacy. The first one allowed the understanding of anaphoric relations, especially the Anaphoric Direct Objetc one, in a text; the second one enabled the recognition that linguistic accomplishments, variables, such as those in this category, are in a continuous line rather than on opposite sides. We also keep this continuous association with the discursive genres continuous proposed by Marcuschi (2001). This work also aimed to achieve specific objectives in Portuguese classes just as teaching referral strategies in acusativess forms, as well as other more general like promoting discussion, the collectivity, the sharing of ideas and mutual respect between teacher and students.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Angela Marina Bravin dos
dc.contributor.advisor1ID010.523.717-52por
dc.contributor.referee1Santos, Angela Marina Bravin dos
dc.contributor.referee2Santos, Adriano Oliveira
dc.contributor.referee3Machado, Mônica de Toledo Piza Costa
dc.contributor.referee4Freire, Gilson Costa
dc.contributor.referee5Averburg, Mayra Cristina Guimarães
dc.creator.ID097.876.566-48por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0226791074066783por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqLetraspor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2390
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-08-28T18:43:15Z No. of bitstreams: 1 2017 - Rennan Furtado.pdf: 3276259 bytes, checksum: 8cafeadb184e367812582c17e230792f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-28T18:43:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Rennan Furtado.pdf: 3276259 bytes, checksum: 8cafeadb184e367812582c17e230792f (MD5) Previous issue date: 2017-03-29eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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