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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mediação didática de base colaborativa para o uso e estudo da referenciação em formas acusativas na EJA: do stand-up à redação escolar
Otros títulos: Didatic mediation of collaborative basis for study and use of accusative form reference in EJA: from stand up to school essays
Autor: Furtado, Rennan
Orientador(a): Santos, Angela Marina Bravin dos
Primeiro membro da banca: Santos, Angela Marina Bravin dos
Segundo membro da banca: Santos, Adriano Oliveira
Terceiro membro da banca: Machado, Mônica de Toledo Piza Costa
Quarto membro da banca: Freire, Gilson Costa
Quinto membro da banca: Averburg, Mayra Cristina Guimarães
Palabras clave: Educação de Jovens e Adultos;Stand-up comedy;Contínuos de variação linguística;Estudo e uso do objeto direto anafórico;Estratégias de;Ensino Colaborativo;Youth and Adults Education;Stand-up comedy;Continuous variation of Linguistics;Study and use of anaphoric direct object;Referencing strategies;Collaborative Learning
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Fecha de publicación: 29-mar-2017
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: FURTADO, Rennan. Mediação didática de base colaborativa para o uso e estudo da referenciação em formas acusativas na EJA: do stand-up à redação escolar: Seropédica, RJ, 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.
Resumen: Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma mediação didática, de base colaborativa, para estudo e uso do objeto direto anafórico (ODA), a partir do gênero discursivo stand-up comedy, em turmas de educação para jovens e adultos que não deram continuidade aos estudos e para os que não ingressaram no Ensino Fundamental e/ou Médio com a idade apropriada. Trata-se do segmento Educação de Jovens e Adultos (EJA). Busca-se incentivar a participação, nas aulas de Língua Portuguesa, dos alunos inseridos nos cursos da Educação de Jovens e Adultos da rede pública do estado do Rio de Janeiro (NEJA), partindo-se da hipótese de que o uso do referido gênero os estimularia a desenvolver atividades de leitura, produção textual e reflexão sobre usos linguísticos, com foco no estudo e uso do ODA. Para tanto, esta pesquisa baseou-se na Teoria Colaborativa de Aprendizagem (BEHRENS, 2013), que possibilitou a organicidade da mediação para promovermos um ensino participativo em que a interação entre aluno e professor constitui a base do trabalho. Além disso, buscamos, em teorias linguísticas, pressupostos para fundamentação da proposta. A saber: a teoria da Referenciação (KOCH E ELIAS, 2012; CAVALCANTE, 2004) e a dos Contínuos de variação linguística (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005), com ênfase no contínuo oralidade-letramento. A primeira permitiu o entendimento das relações anafóricas, sobretudo a do ODA, em um texto; a segunda possibilitou o reconhecimento de que as realizações linguísticas, as variáveis, como as dessa categoria, situam-se em uma linha contínua e não em lados opostos. Procedemos ainda à associação desse contínuo com o contínuo dos gêneros discursivos proposto por Marcuschi (2001). Este trabalho buscou, ainda, atingir objetivos específicos da disciplina de Língua Portuguesa, como ensinar estratégias de referenciação em formas acusativas, além de outros mais gerais, como promover o debate, a coletividade, o compartilhamento de ideias e o respeito mútuo entre professor e alunos.
Abstract: This work aims to develop a didactic mediation, of collaborative basis, for anaphoric direct objetcs study and use, from stand up comedy discursive genre, in groups of youngsters and adults who did not continue their studies and those who have not joined primary and/or elementary school at appropriate age. This is youth and adults education (EJA). The aim is to encourage student's participation in Portuguese classes, in public schools of the State of Rio de Janeiro (NEJA) assuming that the use of stand up comedy discursive genre would stimulate them to develop reading activities, textual production and reflection on linguistic uses, focusing on the study and use of anaphoric direct object. For this purpose, this research was based on Collaborative Learning Theory (BEHRENS, 2013), which enabled the organicity of mediation in order to promote a participatory education in which the interaction between student and teacher is the basis of the work. In addition, in linguistic theories we searched assumptions to justify the proposal. Namely: Referencing Theory (KOCH and ELIAS, 2012; CHAN, 2004) and the continuous variation of Linguistics (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005), with emphasis on continuous orality-literacy. The first one allowed the understanding of anaphoric relations, especially the Anaphoric Direct Objetc one, in a text; the second one enabled the recognition that linguistic accomplishments, variables, such as those in this category, are in a continuous line rather than on opposite sides. We also keep this continuous association with the discursive genres continuous proposed by Marcuschi (2001). This work also aimed to achieve specific objectives in Portuguese classes just as teaching referral strategies in acusativess forms, as well as other more general like promoting discussion, the collectivity, the sharing of ideas and mutual respect between teacher and students.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15409
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

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