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Tipo do documento: Dissertação
Título: Da fala para a escrita: preenchimento e apagamento do sujeito em textos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Otros títulos: From spoken language to writing: filling and deletion of the subject position in texts of 6 th grade middle school students
Autor: Justino, Keittimere Aparecida
Orientador(a): Freire, Gilson Costa
Primeiro membro da banca: Freire, Gilson Costa
Segundo membro da banca: Silveira, Eliete Figueira Batista da
Terceiro membro da banca: Barros, Daniela Samira da Cruz
Palabras clave: Variação;Preenchimento/apagamento do sujeito;Letramento;Variation;Filling/deletion of the subject;Literacy
Área(s) do CNPq: Letras
Linguística
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 21-mar-2019
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: JUSTINO, Keittimere Aparecida. Da fala para a escrita: preenchimento e apagamento do sujeito em textos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumen: Segundo pesquisas variacionistas diacrônicas (cf. DUARTE, 1993; BRAVIN DOS SANTOS, 2006, 2010) e sincrônicas (cf. COELHO et.al., 2010; GRAVINA, 2014), o português brasileiro manifesta um processo de mudança em progresso, passando de uma língua de sujeito nulo, principalmente devido à simplificação do paradigma pronominal, para uma língua de marcação negativa no parâmetro pro-drop. Dessa forma, este trabalho, baseado nas contribuições da Sociolinguística ao ensino, em especial a teoria dos contínuos de variação linguística (cf. BORTONI-RICARDO, 2004), pretende descrever o fenômeno variável acima apresentado em textos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública da rede da Prefeitura de Itatiaia. Objetiva-se, por um lado, (i) fornecer uma contribuição para o ensino de Língua Portuguesa no que diz respeito à abordagem sistemática da variação linguística em sala de aula, conforme propõem os documentos oficiais, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); por outro, (ii) favorecer o letramento dos alunos envolvidos na pesquisa, tornando-os capazes de reconhecer as variantes mais frequentes em eventos tanto de oralidade quanto de letramento, aproximando-os das práticas linguísticas dos indivíduos cultos. A fim de alcançar os objetivos supracitados, desenvolveu-se uma mediação pedagógica que promoveu a aplicação de atividades de retextualização de textos orais a escritos (cf. MARCUSCHI, 2010) nos gêneros relato de experiência e causo. De modo geral, os resultados evidenciaram que a escrita dos alunos participantes da pesquisa, antes permeada por muitos sujeitos preenchidos como reflexo da oralidade, passou a apresentar maior frequência de sujeitos nulos, aproximando-se da prática escrita da sociedade letrada, que privilegia o apagamento da posição de sujeito em eventos de letramento, ou seja, em textos mediados pela cultura escrita. Por conseguinte, percebeu-se que os alunos, quando conscientizados da existência da variação linguística, tendem a usar a língua de modo reflexivo, transitando com eficiência entre eventos de oralidade e letramento, aumentando dessa forma seu desempenho linguístico, objetivo primado pelos documentos oficiais que estabelecem orientações para o ensino (cf. BRASIL, 1998, 2001, 2016).
Abstract: According to diachronic (DUARTE, 1993; BRAVIN DOS SANTOS, 2006, 2010) and synchronic (COELHO et. al., 2010; GRAVINA, 2014) researches in Variation area, Brazilian Portuguese manifests a change process in progress, going from a null subject language, mainly due to the simplification of the pronominal paradigm, to a negative markup language in the pro-drop parameter. Thus, this work, based on the contributions of Sociolinguistics to teaching, especially the theory of linguistic variation continuums (BORTONI-RICARDO, 2004), intends to describe the phenomenon of variation presented above in texts of 6th grade middle school students, in a municipal public school from Itatiaia. The objectives are as follows: (i) to provide a contribution to Portuguese teaching with regard to the systematic approach to linguistic variation in the classroom, as proposed by official documents such as the National Curricular Common Base; (ii) to favor the literacy of the students involved in the research, making them able to recognize the most frequent variants in both orality or literacy events, bringing them closer to the linguistic practices of the educated individuals. In order to achieve the objectives mentioned above, a pedagogical mediation was developed with the application of retextualization activities from oral texts to written (MARCUSCHI, 2010) in these genres: experience report and causo. In general, the results have showed that the writing of the students participating in the research, previously with many full subjects as a reflection of orality, has begun to present a higher frequency of null subjects, approaching the written practice of the literate society, which favors the deletion of the subject's position in literacy events, that is, in texts mediated by the written culture. Therefore, it was noticed that students, when they realize the linguistic variation, tend to use language in a reflexive way, efficiently transiting between orality and literacy events, thus increasing their linguistic performance, goal defended by the official documents that establish guidelines for teaching (BRASIL, 1998, 2001, 2016).
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15422
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

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