Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMamede, Camila da Conceição Cunha
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:38Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:38Z-
dc.date.issued2019-03-25
dc.identifier.citationMAMEDE, Camila da Conceição Cunha. Uma imagem pode valer mais do que mil palavras: o conhecimento prévio e a inferência a favor da construção de sentidos na linguagem não verbal das HQs e das tiras. 2019. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15454-
dc.description.abstractO ponto de partida da pesquisa que desenvolvemos é o resultado obtido por meio das respostas equivocadas de uma questão integrante da segunda avaliação bimestral efetuada pela turma 601 do 6º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Boa Vista, situado no município de Barra Mansa - RJ. Pretende-se, por meio de uma mediação didática, desenvolver nos discentes a proficiência leitora e interpretativa de texto multimodal, com foco na linguagem não verbal dos gêneros textuais quadrinísticos história em quadrinhos e tira. São também propósitos do presente estudo averiguar de que forma ocorrem a interpretação e a produção de inferências das informações não verbais e também explicitar quais são as estratégias de leitura que são suporte da produção de compreensão para esse tipo de informação. O desenvolvimento de toda a pesquisa mostra-se pertinente para a garantia de uma aprendizagem que possua como cerne os mecanismos de uma leitura proficiente das imagens contidas nos gêneros HQs e tira, contribuindo para que, em gêneros textuais que contêm imagens e são circulantes na sociedade, nossos discentes estejam preparados para a produção de interpretação e compreensão. Para tanto, o estudo está pautado em teóricos como Dolz, Noverraz e Schneuwly, Marcuschi, Travaglia, Geraldi, Bakhtin, Leffa, Flavell & Wellman, Solé, Koch e Elias, Vergueiro, Ramos, Cagnin, Rojo, dentre outros nomes. A pesquisa também possui como base documentos de referência, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Base Nacional Comum Curricular (2017) e Currículo Mínimo do Governo do Estado do Rio de Janeiro (2012). O estudo assumiu forma de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), adotando principalmente a metodologia qualitativa de tratamento dos resultados. No que concerne aos resultados dessa pesquisa, podemos afirmar que muitos alunos passaram a ter um olhar diferenciado no que diz respeito às imagens inerentes aos gêneros textuais quadrinísticos HQ e tira, uma vez que as ilustrações deixaram de serem vistas como algo desprovido de sentido ou em segundo plano e tornaram-se repletas de informações significativas. Embora o trabalho tenha sido de extrema valia e de igual forma fora produtivo às práticas de leitura por meio de muitas discussões empreendidas até se chegar à produção final (produções textuais de gêneros quadrinísticos criadas pela turma), ainda foram verificadas dificuldades de leitura dos textos abordados na mediação didática, obstáculos de interpretação que afirmamos estarem consolidados ao longo da trajetória dos alunos. Ademais, asseveramos que ações direcionadas ao desenvolvimento da competência leitora com foco na compreensão da linguagem não verbal necessitam de ser realizadas não somente na disciplina de Língua Portuguesa, mas também pelas demais disciplinas do Ensino Básico, a partir de práticas consistentes e significativas de leitura.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConhecimentos préviospor
dc.subjectgêneros textuais quadrinísticos HQs e tiraspor
dc.subjectmediação didáticapor
dc.subjectPrevious knowledgeng
dc.subjecttextual quadrinistic genres comic books and comic stripseng
dc.subjectdidactic mediationeng
dc.titleUma imagem pode valer mais do que mil palavras: o conhecimento prévio e a inferência a favor da construção de sentidos na linguagem não verbal das HQs e das tiraspor
dc.title.alternativeAn image can be worth more than a thousand words: prior knowledge and the inference for the construction of a non-verbal language of comic books and comic stripseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe starting point of our research is the result obtained through the mistaken answers of a question included on the second bimonthly evaluation carried out the 601 class of the 6th grade of Elementary School II, of the Boa Vista State School, located in the municipality of Barra Mansa - RJ. It is intended, through a didactic mediation, to develop in students the reading and interpretive proficiency of multimodal text, with a focus on the nonverbal language of the textual quadrinistic genres comic books and comic strip. It is also a purpose of this study to investigate how the interpretation and production of inferences of nonverbal information occurs and also to explain which are the reading strategies that support the production of comprehension for this type of information. The development of the entire research is relevant to guarantee a learning that has as core the mechanisms of a proficient reading of the images contained in the genres comic books and comic strips, contributing to our students being prepared for the production of interpretation and understanding in textual genres that contain images and are circulating in the society. For this, the study is based on theorists such as Dolz, Noverraz and Schneuwly, Marcuschi, Travaglia, Geraldi, Bakhtin, Leffa, Flavell & Wellman, Solé, Koch and Elias, Vergueiro, Ramos, Cagnin, Rojo, among others. The research is also based on reference documents, such as the National Curricular Parameters (1998), the National Curricular Common Base (2014) and the Rio de Janeiro State Government's Minimum Curriculum (2012). The study took the form of an action research (THIOLLENT, 2011), adopting mainly the qualitative methodology of treatment of the results. With regard to the results of this research, we can say that many students have taken a different look at the images inherent in textual quadrinistic genres comic books and comic strips, since the illustrations are no longer seen as something devoid of meaning or in the background and have become full of meaningful information. Although the work has been extremely valuable and has been productive to the reading practices through many discussions undertaken until the final production (textual productions of quadrinistic genres created by the class), there were still difficulties in reading the texts covered in didactic mediation, obstacles of interpretation that we affirm to be consolidated along the trajectory of the students. In addition, we assert that actions aimed at the development of reading competence with a focus on the comprehension of non-verbal language need to be carried out not only in the Portuguese Language course, but also in the other disciplines of Basic Education, based on consistent and meaningful reading practices.eng
dc.contributor.advisor1Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.contributor.advisor1IDCPF: 023.791.607-08por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792por
dc.contributor.referee1Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.contributor.referee2Malfacini, Ana Cristina dos Santos
dc.contributor.referee3Silva, Gerson Rodrigues da
dc.creator.IDCPF: 106.563.747-05por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9247784452263948por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesASSIS, L. M. de; MARINHO, E. S.; “História em quadrinhos: um gênero para sala de aula", p. 115-126 . In: Linguagem e Ensino do Texto: Teoria e Prática. São Paulo: Blucher, 2016. Acesso em: 05 set. 2017. BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999. ______. Estética da criação verbal. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. ______; VOLOCHINOV, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992. BARTHES, R. A aventura semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. BEZERRA, P. Polifonia. In: Brait, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. Rio de Janeiro: Contexto, 2005. BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M; NASCIMENTO, R. G. do. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 529-552, jul./dez. 2011. Disponível em: <revistas.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/38/24>. Acesso em: 05 set. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017. ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998. BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Trad.: A. R. Machado e P. Cunha. São Paulo: EDUC, 1999. CAGNIN, A. L. Os quadrinhos: um estudo abrangente da arte sequencial: linguagem e semiótica. 1. ed. São Paulo: Criativo, 2014. ______. Os quadrinhos. São Paulo: Ática, 1975. CHINEN, N. Aprenda & faça arte sequencial: linguagem HQ: conceitos básicos. 1. ed. São Paulo: Criativo, 2011. COSTA, W. A. S. O contrato de comunicação no jornalismo popular: um foco na categoria. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003. DIONÍSIO, A. P. Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos e convenções visuais. Recife: Pipas comunicação, 2014. DIONISIO, A. P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. In: MARCUSCHI, L. A.; DIONISIO, A. P. (orgs.). Fala e Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèlle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e para o escrito: apresentação de um procedimento. In.: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro] Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95 – 128. FERREIRA, Luiz Antonio Miguel. Evasão Escolar. Disponível em: http://www.abmp.org.br/textos/159.htm. Acesso em 10/10/2017. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. FUZA, A. F. O conceito de leitura na Prova Brasil. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Estadual de Maringá, Maringá: 2010. GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997. ______. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996. ______. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula; leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 41-49. GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de Pesquisa. 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2017. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. JOU, G. I. & SPERB, T. M. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Porto Alegre, 2006. KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2015. ______. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016. ______; Elias, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed., 12ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017. 151 KRESS G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modesand media of contemporary communication. New York: Oxford Press, 2001. LEFFA, V. J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra, 1996. LENT, J. The winding, pot-holed road of comic art scholarship. Studies in Comics. Bristol, UK, v.1, n.1, p.8-33, 2010. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. ______. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. MARQUESI, S. C. et al (Org.). Linguística Textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017. MENEGASSI, R. J. P. Avaliação de leitura. In: ______. (Org). Leitura e ensino. Maringá: Eduem, 2005. p. 99-118. ______; ANGELO, C. M. P. Conceitos de leitura. In: MENEGASSI, R. J. (Org). Leitura e ensino. Maringá: Eduem, 2005. p. 15-40. MILLER, C. R. (1984/1994). Genre as Social Action. In: FREEDMAN, A. & MEDWAY, P. (orgs.) (1994). Genre and the New Rethoric. London: Taylor & Francis, p. 23-42 (originalmente publicado em: Quartely Journal of Speech. 70[1984]: 151-167) PEIRCE, Charles S. Escritos coligidos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Coleção Os Pensadores, 36). ______. Semiótica. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1990. PEREIRA, R. A; SILVEIRA, P. R. da; OSTETTO, A. C. de S. Gêneros do discurso, dialogismo e hibridização. 2016. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/12322/10603>. Acesso em: 14 fev. 2018. PERRENOUD, P. (2000). Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. RAMOS, P. Tiras no ensino. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017. RIBEIRO, R. M. P. O PROCESSAMENTO METACOGNITIVO NO ATO DE LEITURA: REPENSANDO O ENSINO. Cadernos de Letras da Uff, Rio de Janeiro, v. 26, n. 52, p.313-330, 2016. Semestral. Disponível em <http://www.cadernosdeletras.uff.br/index.php/cadernosdeletras/article/view/74>. Acesso em: 17 nov. 2018. RIO DE JANEIRO. Governo do Estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado de Educação. Currículo Mínimo 2012: língua portuguesa e literatura. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em <http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=759820>Acesso em 28 mar. 2018. ROYCE, T. Multimodality in the TESOL Classroom: Exploring Visual-verbal Synergy. TESOL. Quartely, 2011. ROXO, R. H. R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. Organizado por Charles Bally e Albert Sechehaye com a colaboração de Albert Riedlinger. São Paulo: Cultrix e Ed. Da Universidade de São Paulo, 1969. SCHNEUWLY, B. Genres et types de discours: considerations psychologiques et ontogénétiques. In: REUTER, Y. org.). Les interactions lecture-écriture. Bern: Peter Lang, 1994, p. 155-174. SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011. THIBAULT-LAULAN, A-M. Le Langage de I’Image: étude psycho-linguistique d’images visuelles em séquence. Paris, Ed. Universitaires, 1971. TRAVAGLIA, L. C. Concepções de linguagem. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996. VERGUEIRO, W. Pesquisa acadêmica em histórias em quadrinhos. 1. ed. São Paulo: Criativo, 2017. ______. Panorama das histórias em quadrinhos no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2017. ______; SANTOS, R. E. A linguagem dos quadrinhos. São Paulo: Criativo, 2015. VIEIRA, J. A. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66831/2019%20-%20Camila%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Cunha%20Mamede.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5061
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-09-22T17:37:15Z No. of bitstreams: 1 2019 - Camila da Conceição Cunha Mamede.pdf: 16238003 bytes, checksum: c553ae70737d93f0a6e40a1f5d811f39 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-22T17:37:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Camila da Conceição Cunha Mamede.pdf: 16238003 bytes, checksum: c553ae70737d93f0a6e40a1f5d811f39 (MD5) Previous issue date: 2019-03-25eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Camila da Conceição Cunha Mamede.pdf2019 - Camila da Conceição Cunha Mamede15.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.