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Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma imagem pode valer mais do que mil palavras: o conhecimento prévio e a inferência a favor da construção de sentidos na linguagem não verbal das HQs e das tiras
Other Titles: An image can be worth more than a thousand words: prior knowledge and the inference for the construction of a non-verbal language of comic books and comic strips
Authors: Mamede, Camila da Conceição Cunha
Orientador(a): Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Primeiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Segundo membro da banca: Malfacini, Ana Cristina dos Santos
Terceiro membro da banca: Silva, Gerson Rodrigues da
Keywords: Conhecimentos prévios;gêneros textuais quadrinísticos HQs e tiras;mediação didática;Previous knowledg;textual quadrinistic genres comic books and comic strips;didactic mediation
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 25-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: MAMEDE, Camila da Conceição Cunha. Uma imagem pode valer mais do que mil palavras: o conhecimento prévio e a inferência a favor da construção de sentidos na linguagem não verbal das HQs e das tiras. 2019. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: O ponto de partida da pesquisa que desenvolvemos é o resultado obtido por meio das respostas equivocadas de uma questão integrante da segunda avaliação bimestral efetuada pela turma 601 do 6º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Boa Vista, situado no município de Barra Mansa - RJ. Pretende-se, por meio de uma mediação didática, desenvolver nos discentes a proficiência leitora e interpretativa de texto multimodal, com foco na linguagem não verbal dos gêneros textuais quadrinísticos história em quadrinhos e tira. São também propósitos do presente estudo averiguar de que forma ocorrem a interpretação e a produção de inferências das informações não verbais e também explicitar quais são as estratégias de leitura que são suporte da produção de compreensão para esse tipo de informação. O desenvolvimento de toda a pesquisa mostra-se pertinente para a garantia de uma aprendizagem que possua como cerne os mecanismos de uma leitura proficiente das imagens contidas nos gêneros HQs e tira, contribuindo para que, em gêneros textuais que contêm imagens e são circulantes na sociedade, nossos discentes estejam preparados para a produção de interpretação e compreensão. Para tanto, o estudo está pautado em teóricos como Dolz, Noverraz e Schneuwly, Marcuschi, Travaglia, Geraldi, Bakhtin, Leffa, Flavell & Wellman, Solé, Koch e Elias, Vergueiro, Ramos, Cagnin, Rojo, dentre outros nomes. A pesquisa também possui como base documentos de referência, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Base Nacional Comum Curricular (2017) e Currículo Mínimo do Governo do Estado do Rio de Janeiro (2012). O estudo assumiu forma de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), adotando principalmente a metodologia qualitativa de tratamento dos resultados. No que concerne aos resultados dessa pesquisa, podemos afirmar que muitos alunos passaram a ter um olhar diferenciado no que diz respeito às imagens inerentes aos gêneros textuais quadrinísticos HQ e tira, uma vez que as ilustrações deixaram de serem vistas como algo desprovido de sentido ou em segundo plano e tornaram-se repletas de informações significativas. Embora o trabalho tenha sido de extrema valia e de igual forma fora produtivo às práticas de leitura por meio de muitas discussões empreendidas até se chegar à produção final (produções textuais de gêneros quadrinísticos criadas pela turma), ainda foram verificadas dificuldades de leitura dos textos abordados na mediação didática, obstáculos de interpretação que afirmamos estarem consolidados ao longo da trajetória dos alunos. Ademais, asseveramos que ações direcionadas ao desenvolvimento da competência leitora com foco na compreensão da linguagem não verbal necessitam de ser realizadas não somente na disciplina de Língua Portuguesa, mas também pelas demais disciplinas do Ensino Básico, a partir de práticas consistentes e significativas de leitura.
Abstract: The starting point of our research is the result obtained through the mistaken answers of a question included on the second bimonthly evaluation carried out the 601 class of the 6th grade of Elementary School II, of the Boa Vista State School, located in the municipality of Barra Mansa - RJ. It is intended, through a didactic mediation, to develop in students the reading and interpretive proficiency of multimodal text, with a focus on the nonverbal language of the textual quadrinistic genres comic books and comic strip. It is also a purpose of this study to investigate how the interpretation and production of inferences of nonverbal information occurs and also to explain which are the reading strategies that support the production of comprehension for this type of information. The development of the entire research is relevant to guarantee a learning that has as core the mechanisms of a proficient reading of the images contained in the genres comic books and comic strips, contributing to our students being prepared for the production of interpretation and understanding in textual genres that contain images and are circulating in the society. For this, the study is based on theorists such as Dolz, Noverraz and Schneuwly, Marcuschi, Travaglia, Geraldi, Bakhtin, Leffa, Flavell & Wellman, Solé, Koch and Elias, Vergueiro, Ramos, Cagnin, Rojo, among others. The research is also based on reference documents, such as the National Curricular Parameters (1998), the National Curricular Common Base (2014) and the Rio de Janeiro State Government's Minimum Curriculum (2012). The study took the form of an action research (THIOLLENT, 2011), adopting mainly the qualitative methodology of treatment of the results. With regard to the results of this research, we can say that many students have taken a different look at the images inherent in textual quadrinistic genres comic books and comic strips, since the illustrations are no longer seen as something devoid of meaning or in the background and have become full of meaningful information. Although the work has been extremely valuable and has been productive to the reading practices through many discussions undertaken until the final production (textual productions of quadrinistic genres created by the class), there were still difficulties in reading the texts covered in didactic mediation, obstacles of interpretation that we affirm to be consolidated along the trajectory of the students. In addition, we assert that actions aimed at the development of reading competence with a focus on the comprehension of non-verbal language need to be carried out not only in the Portuguese Language course, but also in the other disciplines of Basic Education, based on consistent and meaningful reading practices.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15454
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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