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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15488
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A oralidade fora do vácuo: a linguagem oral como objeto de ensino e de aprendizagem a partir do seminário |
Other Titles: | Orality outside the vacuum: oral language and discursive markers as objects of teaching and learning from the seminar |
Authors: | Moraes, Karine Cabral de Faria de |
Orientador(a): | Pereira, Marli Hermenegilda |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Marli Hermenegilda |
Segundo membro da banca: | Alencar, Patrícia Vargas |
Terceiro membro da banca: | Santos, Angela Marina Bravin dos |
Keywords: | Sequência didática;Gêneros orais;Seminário;Didactic sequence;Oral genres;Seminar |
Área(s) do CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
Issue Date: | 27-May-2020 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | MORAES, Karine Cabral de Faria de. A oralidade fora do vácuo: a linguagem oral como objeto de ensino e de aprendizagem a partir do seminário. 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. |
Abstract: | A abordagem dos gêneros orais em sala de aula possibilita que os alunos desenvolvam habilidades que lhes serão úteis em eventos reais, em diferentes situações de interação. Tendo a linguagem oral como um importante instrumento no processo de comunicação e a hipótese de que o trabalho sistemático com os gêneros orais pode propiciar um melhor desempenho da competência comunicativa dos alunos, o presente estudo tem como objetivo geral trabalhar o gênero seminário como objeto de ensino por meio de uma sequência didática, com base em (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Os objetivos específicos são: investigar o ensino da modalidade oral no material didático; exercitar habilidades e práticas de estruturação, organização e apresentação de seminários; aplicar atividades que desenvolvam a competência comunicativa com foco nos meios linguísticos e não-linguísticos pertinentes ao gênero seminário; identificar e conhecer os marcadores discursivos, suas funções dentro do texto e sua importância numa exposição oral e produzir um folder como produto da pesquisa para divulgação, entre alunos e professores da escola, das etapas, da organização e da estruturação do seminário. A pesquisa foi realizada numa turma de nono ano do ensino fundamental da Escola Municipal Teodoro Sampaio, localizada no município do Rio de Janeiro, e seguiu a orientação metodológica da pesquisa-ação em que os sujeitos também são construtores (ativos) da pesquisa (THIOLLENT, 1997). Têm-se como aporte teórico, autores como Maciel (2013), Veiga (1998), Dell’Isola (2016), Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi (2007), dentre outros. Além disso, foi feito um levantamento nos documentos oficiais de ensino e nos materiais didáticos para verificar como o tema é abordado nessas fontes. Foi, portanto, aplicada uma proposta de intervenção com a intenção de tornar os alunos aptos a trabalhar a estrutura do gênero seminário, levando em conta os meios linguísticos e não-linguísticos, a função comunicativa, a adequação linguística e o uso dos marcadores discursivos referentes ao gênero seminário. Através do corpus constituído pelos seminários produzidos, produção inicial, na diagnose, e produção final na aplicação da sequência didática, foi possível constatar avanços no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, na organização e na apresentação de seminários ao aplicarem seus conhecimentos em relação aos meios linguísticos e não-linguísticos, houve avanços, ainda, em relação aos elementos linguísticos como o uso dos marcadores discursivos, no entanto, houve dificuldade em relação ao pouco tempo para a realização das atividades, pois para um resultado ainda melhor, seria necessário um aprofundamento em relação aos elementos linguísticos pertinentes ao gênero o que demandaria disponibilidade de mais tempo. Com esse resultado, espera-se que os problemas demonstrados inicialmente pelos alunos possam ser minimizados pela adoção de uma abordagem de ensino sistemática, envolvendo o ensino do gênero seminário em sala de aula. |
Abstract: | The oral gender approach in the classroom enables students to develop skills that will be useful to them in real events, in different situations of interaction. Having oral language as an important tool in the communication process and the hypothesis that systematic work with oral genders can provide a better performance of the students' communicative competence, the present study has as a general objective to work the gender seminar as a teaching object through a didactic sequence, based on (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). The specific objectives are: to investigate the teaching of oral modality orality in the didactic material; to exercise skills and practices in structuring, organizing and presenting seminars; to apply activities that develop communicative competence with a focus on the linguistic and non-linguistic means pertinent to the gender seminar; to identify and know the discursive markers, their functions within the text and their importance in an oral presentation and to produce a folder as a product of the research for the dissemination, among students and teachers of the school, of the stages, organization and structuring of the seminar. The research was conducted in a ninth grade class of the Teodoro Sampaio Municipal School, located in the city of Rio de Janeiro, and followed the methodological orientation of the research-action in which the subjects are also builders (active) of the research (THIOLLENT, 1997). Translated with www.DeepL.com/Translator (free version) Authors such as Maciel (2013), Veiga (1998), Dell’Isola (2016), Schneuwly end Dolz (2004), Marcuschi (2007), among others, have as theoretical contribution. In addition, a survey has been made of official teaching documents and teaching materials to see how the topic is addressed in these sources. A proposal for an intervention was therefore applied with the intention of making the students able to work on the structure of the seminar, taking into account linguistic and non-linguistic means, their communicative function, their linguistic suitability, especially for the use of discursive markers. Through the corpus of seminars produced, initial production, diagnosis, and final production in the application of the didactic sequence, it was possible to see advances in the development of students' linguistic competence, in the organization and presentation of seminars when applying their knowledge in relation to linguistic and non-linguistic media, there were also advances in relation to linguistic elements such as the use of discursive markers, however, there were difficulties in terms of time. For an even better result, it would be necessary to deepen the linguistic elements relevant to gender, which would require more time. With this result, it is hoped that the problems initially demonstrated by students can be minimized by adopting a systematic teaching approach, involving formal oral gender teaching in the classroom. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15488 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
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