Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15499
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Uso de princípios básicos de programação como alternativa para o ensino de sistemas lineares e matrizes no ensino médio |
Authors: | Fonseca, Rafael Almeida |
Orientador(a): | Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo |
Primeiro membro da banca: | Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo |
Segundo membro da banca: | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Terceiro membro da banca: | Peters, Franciane Conceição |
Keywords: | Sistemas lineares;MIT APP INVENTOR;Matemática;Smartphone;Linear Systems;Math classes;mobile app |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Issue Date: | 18-Aug-2017 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | FONSECA, Rafael Almeida. Uso de princípios básicos de programação como alternativa para o ensino de sistemas lineares e matrizes no ensino médio. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. |
Abstract: | O trabalho é um estudo de caso onde alunos do 2º ano do ensino médio desenvolveram um aplicativo para smartphone, plataforma Android, com a funcionalidade de ser uma calculadora de sistemas de equações lineares, a plataforma utilizada para o desenvolvimento foi o MIT APP INVENTOR, por ser uma ferramenta gratuita, prática e simples, e ainda encontrar-se traduzida para o português do Brasil. Através da utilização de princípios básicos de programação na aula de matemática buscou-se desenvolver o raciocínio lógico-matemático dos alunos, além de despertar o espírito criativo e empreendedor dos mesmos. Os resultados aferidos apresentaram uma melhora em relação a motivação e também ao aproveitamento dos alunos, o que indica a viabilidade de aplicação da metodologia proposta. |
Abstract: | This work is a case study where high school students have developed a mobile app to solve linear systems. The students developed the mobile app using a free development environment for the Android platform known as MIT APP INVENTOR. By using fundamental programming concepts in math class sought to develop logical-mathematical reasoning of the students, and stimulate their creativity and entrepreneurship. The results obtained showed a great improvement in relation to the motivation and achievement of the students, which indicates the feasibility of applying this proposed methodology. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15499 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Rafael Almeida Fonseca.pdf | Documento principal | 3.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.