Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15586
Tipo do documento: Dissertação
Title: A compreensão do conhecimento associado ao raciocínio (lógico) matemático: sala de aula x aplicação cotidiana
Authors: Sampaio, Luciano da Rocha
Orientador(a): Pereira, Orlando dos Santos
Primeiro membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Segundo membro da banca: Félix, Luciano Vianna
Terceiro membro da banca: Lambert, Wanderson José
Keywords: Teorias;Conhecimento;Educação;Raciocínio;Professor;Theories;Knowledge;Education;Reasoning;Teacher
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 30-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: SAMPAIO, Luciano da Rocha. A compreensão do conhecimento associado ao raciocínio (lógico) matemático: sala de aula x aplicação cotidiana. 2020. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: Desde os primórdios da humanidade, o homem investiga e tece propostas sobre como se dá o processo no qual o ser adquire e constrói seu conhecimento. Diversas formulações e teorias que vão de Sócrates a Gardner ajudaram a contribuir de alguma forma para se determinar, por exemplo, através dos Parâmetros Curriculares Nacionas, os PCN, princípios norteadores para auxiliar a escola e os professores a compreenderem como e o que é aconselhado adotar no que tange os procedimentos balisadores no sistema de aprendizagem. A influência da evolução das frentes tecnológicas impulsionaram a circulação de muita informação advinda de diversas direções e tal fato aparenta ter criado uma lacuna educacional: ao mesmo tempo que propicia liberdade e passividade demasiadas ao indivíduo aluno lhe tirando interesse e papel de responsabilidade, cerceia e pressiona o professor contra a parede lhe induzindo como sendo praticamente o único e grande responsável por todo o processo de formação. O resultado desta situação aparece, em avaliações frequentemente realizadas, com baixos índices que indicam a degradação na aquisição do conhecimento matemático. Portanto, estas são as apreciações feitas por este trabalho o qual, visando deixar alguma contribuição para o meio educacional, apresenta uma proposta doravante denominada CIC – Construção Inversa Contextual, a qual consiste em apresentar um ponto de vista distinto a ser utilizado na prática de sala de aula para fomentar o raciocínio matemático real; e, ainda propõe uma ideia de questões simples sobre conceitos básicos e fundamentais da Matemática para que sirva de inspiração para o professor poder entender melhor que muitas vezes a dificuldade está no elementar e que, com ajustes singelos em sua prática diária, é possível começar a reverter o quadro atual.
Abstract: Since the beginnings of mankind, man investigates and makes proposals on how the process occurs to the human beings acquire and build their knowledge. Several formulations and theories relating from Socrates to Gardner have helped to contribute in some way to determine, for example, through National Educational Parameters Guidelines, in Brazil known as PCN, guiding principles to assist the school and teachers to understand how and what is advised to adopt regarding the guiding procedures in the apprenticeship system. The influence of evolution of the technological fronts boosted the circulation of a lot of information coming from multiple directions and this fact seems to have created an educational gap that as provides too much freedom and passivity to the individual, student, removing interest and responsibility from him, as restrains and traps the teacher against the wall, inducing him to be practically the only and great responsible for the entire formation process. The result of this situation appears, in evaluations frequently carried out, with low indexes that indicate the degradation in the acquisition of mathematical knowledge. Therefore, these are the appraisals made by this work which, in order to make some contribution to the educational environment, presents a proposal henceforth called CIC - Contextual Inverse Construction, which consists of presenting a different point of view to be used in the classroom practice foster real mathematical reasoning; and, still proposes an idea of simple questions about basic and fundamental concepts of Mathematics so that it serves as inspiration for the teacher to be able to better understand that often the difficulty is in the elementary and that, with simple adjustments in his daily practice, it is possible to begin to reverse the current scenario.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15586
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Luciano da Rocha Sampaio.pdf1.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.