Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15826
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Educação Patrimonial: buscando a ressignificação do Museu Municipal de Serranópolis do Iguaçu (PR) com a comunidade e a trajetória histórica do município |
Other Titles: | Heritage Education: seekung to re-signify the Municipal Museum of Serranópolis do Iguaçu (Paraná- Brazil) with the community and the historical trajectory of the municipality |
Authors: | Santos, Rosângela Daiana dos |
Orientador(a): | Caldas, Marcos José de Araújo |
Primeiro coorientador: | Peixoto, Sílvia Alves |
Primeiro membro da banca: | Caldas, Marcos José de Araújo |
Segundo membro da banca: | Cerdera, Fábio Pereira |
Terceiro membro da banca: | Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues |
Quarto membro da banca: | Ramos, Cilcair Lima de Andrade Carvalho |
Keywords: | Museu Municipal de Serranópolis do Iguaçu - PR;Educação Patrimonial;Memória;Municipal Museum of Serranópolis do Iguaçu - Paraná-Brazil;Heritage Education;Memory |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 28-Dec-2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Citation: | SANTOS, Rosângela Daiana dos. Educação Patrimonial: buscando a ressignificação do Museu Municipal de Serranópolis do Iguaçu (PR) com a comunidade e a trajetória histórica do município. 2022. 170 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2022. |
Abstract: | Nesta pesquisa tivemos como objetivo resgatar e valorizar o patrimônio histórico brasileiro pensando estratégias para o uso público do Museu Municipal de Serranópolis do Iguaçu, no Paraná, analisando questões que envolvem a cultura dos objetos que estão presentes em seu acervo e suas relações simbólicas com a comunidade. Realizamos um apanhado histórico sobre o município e uma coleta de dados sobre a participação da comunidade em episódios históricos por meio de formulário on-line, onde procuramos descrever a criação do Museu Municipal, enfocados nas informações, comparando a diversidade de pensamentos e comentários sobre um mesmo episódio, possibilitando as diferentes versões sobre a história através da memória e da identidade social. Debruçamo-nos sobre elementos das políticas públicas nacional e do Estado do Paraná, para expor a preservação do patrimônio cultural e das ações museais voltadas para salvaguarda dos bens materiais e imateriais nacionais/regionais. Além de apresentar as questões metodológicas que abarcam os aspectos da Educação Patrimonial, propondo o diálogo com os conceitos de memória e identidade, principalmente junto ao museu local, levantando questões relativas à conservação, preservação e divulgação dos dados, de modo que a comunidade se aproprie da riqueza histórica que os envolve. |
Abstract: | In this research, we aim to rescue and value the Brazilian historical heritage by thinking about strategies for the public use of the Municipal Museum of Serranópolis do Iguaçu, in Paraná-Brazil, analyzing issues that involve the culture of the objects that are present in its collection and its symbolic relations with the community. We will carry out a historical overview of the municipality and a collection of data on the community's participation in historical episodes that will take place through an online form, where we try to describe the creation of the Municipal Museum, focused on the information, comparing the diversity of thoughts and comments on the same episode, enabling different versions of history through memory and social identity. We proceeded from elements on national public policies and the state of Paraná, to expose the preservation of cultural heritage and museum actions aimed at safeguarding national / regional material and immaterial goods. In addition to presenting the methodological issues that cover aspects of Heritage Education, proposing a dialogue with the concepts of memory and identity, especially with the local museum, raising questions related to the conservation, preservation, and dissemination of data, so that the community appropriates of the historical richness that surround them. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15826 |
Appears in Collections: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - Rosângela Daiana dos Santos.Pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.