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Tipo do documento: Dissertação
Title: Proposta de ensino da argumentação na educação de jovens e adultos por meio dos gêneros carta aberta e podcast
Other Titles: Proposal to teach argumentation in youth and adult education through the genres open letter and podcast
Authors: Carvalho, Ana Paula de Siqueira
Orientador(a): Pereira, Marli Hermenegilda
Primeiro membro da banca: Pereira, Marli Hermenegilda
Segundo membro da banca: Malfacini, Ana Cristina dos Santos
Terceiro membro da banca: Rôxo, Maria do Rosário da Silva
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;Sequência didática;Argumentação;Youth and Adult Education;Didactic sequence;Argumentation
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 25-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: CARVALHO. Ana Paula de Siqueira. Proposta de ensino da argumentação na Educação de Jovens e Adultos por meio dos gêneros carta aberta e podcast. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: Esta pesquisa tem por finalidade propor uma sequência didática para o ensino da argumentação com base nos gêneros textuais Carta Aberta e Podcast, para alunos do 8o e 9o anos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, foram traçados três objetivos específicos: 1) Explorar a estrutura e o papel social de textos com base argumentativa, como a carta aberta e o podcast; 2) Propor atividades voltadas para o uso dos operadores lógicos- semânticos de natureza argumentativa e 3) levar os discentes a produzir um podcast, voltado para a defesa de um ponto de vista acerca do tema “A estética da sociedade corroborando para o Racismo Estrutural”, com relevante interesse público. O trabalho justifica-se pelo fato de ter- se identificado uma relação complexa entre o ensino de língua materna que vem sendo realizado e a demanda atual desse objeto de ensino frente ao perfil do público-alvo da EJA que perpassa pela baixa escolaridade, a defasagem escolar atual, além do analfabetismo ou analfabetismo funcional que se intensificaram durante e após o período pandêmico. Por isso, esta pesquisa procura, por meio do desenvolvimento das habilidades leitora, escritora, interpretativa e reflexiva, possibilitar ações compatíveis entre os estudantes e suas práticas sociais para torná- los sujeitos corresponsáveis pela construção e produção de sentidos, tanto no espaço escolar, quanto nos extramuros escolares, propiciando um desenvolvimento crítico necessário para uma atuação cidadã mais participativa. A pesquisa é do tipo exploratória, uma vez que pretende oferecer subsídios aos professores de língua portuguesa, principalmente os da EJA, modalidade carente de material didático. O aporte teórico apoia-se na visão de alguns autores como Martins (2006) e Lerner (2002) sobre o ensino de leitura e escrita, além de Soares (2020), Rojo e Moura (2012), Tinoco (2008) e Oliveira, Tinoco e Santos (2014) sobre letramento, multiletramentos e projetos de letramentos na escola, Marcushi (2001) sobre gênero textual e tipo textual, principalmente a argumentação, Koch e Elias (2016) sobre o uso dos operadores lógico- discursivos, e na proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010). Além disso, procura-se buscar suporte, também, nos documentos norteadores da educação básica, como no defendido pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para auxiliar o encaminhamento desta pesquisa. Para tanto, foi proposta uma sequência didática com o desenvolvimento de algumas atividades, a partir de um tema gerador, de leitura, análise e produção do gênero Carta Aberta, além de atividades linguísticas voltadas para a tipologia argumentativa e seus organizadores lógico-semânticos, aliadas às atividades fim de produção do gênero podcast. Espera-se com essa proposta de SD aliar o ensino da língua ao ensino de uma educação antirracista nas turmas de 8o e 9o ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Abstract: This research aims to propose a didactic sequence for the teaching of argumentation based on the textual genres Open Letter and Podcast, for students of the 8th and 9th grades of the Elementary School of Youth and Adult Education (EJA). In addition, three specific objectives were outlined: 1) Explore the structure and social role of argumentatively based texts, such as the open letter and the podcast; 2) Propose activities aimed at the use of logical-semantic operators of argumentative nature and 3) lead students to produce a podcast, aimed at defending a point of view on the theme "The aesthetics of society corroborating for Structural Racism", with relevant public interest. The study is justified by the fact that a complex relationship has been identified between the teaching of mother tongue that has been carried out and the current demand of this teaching object in view of the profile of the target audience of EJA that goes through the low schooling, the current school gap, in addition to illiteracy or functional illiteracy that intensified during and after the pandemic period. Therefore, this research seeks, through the development of reader, writer, interpretive and reflective skills, to enable compatible actions between students and their social practices to make them co-responsible subjects for the construction and production of meanings, both in the school space and outside the school walls, providing a critical development necessary for a more participatory citizen action. The research is of a qualitative nature of the exploratory type, since it intends to offer subsidies to teachers of Portuguese language, especially those of EJA, a modality lacking in didactic material. The theoretical contribution is based on the view of some authors such as Martins (2006) and Lerner (2002) on the teaching of reading and writing, as well as Soares (2020), Rojo and Moura (2012), Tinoco (2008) and Oliveira, Tinoco and Santos (2014) on literacy, multiliteracies and literacy projects in school, Marcushi (2001) on textual genre and textual type, especially argumentation, Koch and Elias (2016) on the use of logical-discursive operators and in the proposal of didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2010). In addition, it is sought to seek support, also, in the guiding documents of basic education, as in the one defended by the Law of Guidelines and Bases (LDB) and the National Common Curricular Base (BNCC) to assist the forwarding of this research. To this end, a didactic sequence was proposed with the development of some activities, from a generative theme, of reading, analysis and production of the Open Letter genre, as well as linguistic activities focused on the argumentative typology and its logical-semantic organizers, allied to the end production activities of the Podcast genre. It is expected with this proposal of SD to combine the teaching of the language with the teaching of an anti-racist education in the classes of 8th and 9th grade of Youth and Adult Education (EJA).
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18230
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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