Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18664
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Leonardo da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-14T14:48:50Z-
dc.date.available2024-10-14T14:48:50Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leonardo da Silva. Uma luz no fim do túnel: o lugar do debate na aula de língua portuguesa no 9º ano e a importância da leitura de mundo. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18664-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada pensando a aula de Língua Portuguesa a partir do eixo da oralidade, uma vez que ela é, muito frequentemente, remetida à leitura e interpretação de textos, trabalhos, testes, provas, avaliações externas, concursos. É preciso valorizar o diálogo/debate no cotidiano escolar como ferramenta para estabelecer efetivo diálogo entre docentes e discentes, trabalhando temas importantes à cidadania e coletividade, que ajudarão numa melhor compreensão da temática da disciplina e, sobretudo, das relações sócio-históricas, bem como da própria subjetividade. Reforçar a necessidade de uma abordagem textual plural quanto às modalidades da língua utilizados em sala de aula, contribuindo, assim, para consolidar a utilização do debate regrado como objeto de ação pedagógica na aula de Língua Portuguesa, consolidação do eixo da oralidade, não sendo, portanto, mero acessório ou complemento dos gêneros escritos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectDebatept_BR
dc.subjectleitura de mundopt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectcidadaniapt_BR
dc.subjectReading the worldpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectcitizenshippt_BR
dc.titleUma luz no fim do túnel: o lugar do debate na aula de língua portuguesa no 9º ano e a importância da leitura de mundopt_BR
dc.title.alternativeA light at the end of the tunel: the place of debate in portuguese language 9th degree class and importance of reading the worlden
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research was carried out thinking about the Portuguese language class from the orality axis, since it is very often referred to the reading and interpretation of texts, assignments, tests, exams, external assessments, competitions. It is necessary to value dialogue/debate in everyday school life as a tool to establish effective dialogue between teachers and students, working on important themes for citizenship and the community, which will help in a better understanding of the subject matter and, above all, socio-historical relations, as well as of subjectivity itself. Reinforce the need for a plural textual approach regarding the language modalities used in the classroom, thus contributing to consolidating the use of regulated debate as an object of pedagogical action in the Portuguese Language class, consolidating the axis of orality, not being, therefore, a mere accessory or complement to written genres.en
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Gerson Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Andrea-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9091-6108pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1270392475151238pt_BR
dc.contributor.referee3Roberto, Tania Mikaela Garcia-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6339-7602pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443925493118861pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.relation.referencesABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar. 7. ed. São Paulo: Ateliê, 2004. ÁVILA, Marcel Twardowsky. Dicionário nheengatu-português: nheengarirúnheengatú- kariwanheenga . Dissertação de Mestrado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2016.<https://dlm.fflch.usp.br/sites/dlm.fflch.usp.br/files/Marcel%20Twardowsky%20Avila.p df> Acesso em 15/01/2023. BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Estética da criação verbal. São Paulo. Martins Fontes, 1994. BENTES, Anna Christina. Oralidade, política e Direitos Humanos. In.: ELIAS, 2011, p. 41- 53. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010b. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Temas Transversais/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998. CASTRO, M. R.; GAWRYSZEWSKI, B.; DIAZ, C. A. A ideologia do empreendedorismo na reforma do Ensino Médio brasileiro. Artigo. Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, 2020. Disponível em <https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53456/32437>. Acesso em 20/01/2023. CURRÍCULO MÍNIMO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Secretario Municipal de Educação. Rio de Janeiro, 2020. DEL MASSA, H. C. O.; ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco. Aspectos de leitura de mundo: o exemplo da sociedade inca. Artigo apresentado no VII Seminário em Ciência da Informação (SECIN). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR, 2017. Disponível em <http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2017/secin2107/paper/viewFile/422/277> Acesso em 15/01/2023, às 11:01. DIONÍSIO, Ângela Paiva & BEZERRA, Maria Auxiliadora (org). O livro didático de Português: múltiplos olhares.Rio de Janeiro, Lucerna, 2001. 124 DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; PIETRO, Jean François. Relato da elaboração de uma sequência: o debate público. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado da Letras, 2004. DOLZ, Joaquim; BUENO, Luzia. Gêneros orais e gêneros produzidos na interface escrito- oral: o discurso de formatura no ensino fundamental e sua contribuição para o letramento escolar. Gêneros orais: práticas de ensino sem evidência. Gêneros orais no ensino.Campinas – SP: Companhia das letras, 2015. FÁVERO, L. L., ANDRADE, M. L. C. V. O. & AQUINO, Z. G. O. de. Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de Língua Materna. 3a. Ed. São Paulo: Cortez, 2002. FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Artigo publicado na revista IBEP, O ensino de Língua Portuguesa, julho de 2001. Disponível em <https://www.fe.unicamp.br/alle/textos/NSAF-AindaumaLeituradosPCNdeLinguaPort.pdf> Acesso em 31/01/2023, às 22:33. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 22a edição: São Paulo: Cortez Editora, 1981. _________. Educação como prática de liberdade. 12a edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. _________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62a edição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019. _________. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000. Disponível em <https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Paulo-Freire-Pedagogia- da-indigna%C3%A7%C3%A3o.pdf>, último acesso em 02/04/2023. _________. Pedagogia do Oprimido. 71a edição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019. _________. Política e Educação. 3a. Ed. São Paulo: Cortez,1997. HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. KOCH, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 3 ed. São Paulo. Contexto, 2015. LUNA, E. A. A; GOMES, R. F. Oralidade e ensino: uma análise das atividades nos livros didáticos de português. Artigo. Revista (Con) TextosLinguísticos. v. 14 n. 29 (2020). Programa de de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, 2020. Acesso em 12/12/2022. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 3a Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2001. _________. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 125 NASCIMENTO, Elvira Lopes de. Debate na sala de aula: gêneros catalizador para aprendizagens e desenvolvimento. In: COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição; BUENO, Luzia. (Org.) Gêneros orais no ensino. Campinas – SP: Companhia das letras, 2015. NOBRE, Wagner Carvalho de Argolo. Introdução às línguas gerais no Brasil: processos distintos de formação no período colonial. Dissertação de mestrado. Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2011. Disponível em <https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8334/1/Wagner%20Carvalho%20de%20Argolo%20N obre.pdf>. Acesso em 22/01/2023. ONG, Walter J. Oralidade e Cultura Escrita. Trad. Enid Abreu Dobránsky. São Paulo: Papirus,1998. ORLANDI, Eni P. Língua e conhecimento lingüístico: para uma história das idéias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. PALOMANES RIBEIRO, Roza Maria. Linguagem, cultura e cognição. A função sociossimbólica da linguagem: reflexões para o ensino de língua portuguesa. In Percursos formativos e atuação docente no ProfLetras: saberes práticas. MIRANDA, J. R.; SALES, L. S.; & MARQUES, M. L. L. (Orgs.) João Pessoa: Editora, 2021. PAULIUKONIS, M. A. L. A questão do texto: texto e contexto. In: BRANDÃO, Silvia R.; BRANDÃO, Silvia. (Orgs.). Ensino de Gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007. p.237-256. PINTO, Marinazia C. Estratégias de ensino do gênero oral debate regrado público. Dissertação de mestrado. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). ProfLetras. Seropédica, 2015. Disponível em <https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/3412/2/2015%20- %20Marinazia%20Cordeiro%20Pinto.pdf>. Último acesso em 03/02/ 2023, às 21:00. ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. SILVA, Tomaz Tadeu da. Teorias do Currículo Uma introdução crítica. Portugal: Porto Editora, 2000. SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. Rio de Janeiro: Ática: 1992. SOARES, Magda. Verbete retirado do Centro de Alfabetização leitura e escrita. <https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento>pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA.pdf3.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.