Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18664
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma luz no fim do túnel: o lugar do debate na aula de língua portuguesa no 9º ano e a importância da leitura de mundo
Título(s) alternativo(s): A light at the end of the tunel: the place of debate in portuguese language 9th degree class and importance of reading the world
Autor(es): Oliveira, Leonardo da Silva
Orientador(a): Silva, Gerson Rodrigues da
Primeiro membro da banca: Silva, Gerson Rodrigues da
Segundo membro da banca: Rodrigues, Andrea
Terceiro membro da banca: Roberto, Tania Mikaela Garcia
Palavras-chave: Debate;leitura de mundo;educação;cidadania;Reading the world;Education;citizenship
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 19-Jul-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: OLIVEIRA, Leonardo da Silva. Uma luz no fim do túnel: o lugar do debate na aula de língua portuguesa no 9º ano e a importância da leitura de mundo. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada pensando a aula de Língua Portuguesa a partir do eixo da oralidade, uma vez que ela é, muito frequentemente, remetida à leitura e interpretação de textos, trabalhos, testes, provas, avaliações externas, concursos. É preciso valorizar o diálogo/debate no cotidiano escolar como ferramenta para estabelecer efetivo diálogo entre docentes e discentes, trabalhando temas importantes à cidadania e coletividade, que ajudarão numa melhor compreensão da temática da disciplina e, sobretudo, das relações sócio-históricas, bem como da própria subjetividade. Reforçar a necessidade de uma abordagem textual plural quanto às modalidades da língua utilizados em sala de aula, contribuindo, assim, para consolidar a utilização do debate regrado como objeto de ação pedagógica na aula de Língua Portuguesa, consolidação do eixo da oralidade, não sendo, portanto, mero acessório ou complemento dos gêneros escritos.
Abstract: This research was carried out thinking about the Portuguese language class from the orality axis, since it is very often referred to the reading and interpretation of texts, assignments, tests, exams, external assessments, competitions. It is necessary to value dialogue/debate in everyday school life as a tool to establish effective dialogue between teachers and students, working on important themes for citizenship and the community, which will help in a better understanding of the subject matter and, above all, socio-historical relations, as well as of subjectivity itself. Reinforce the need for a plural textual approach regarding the language modalities used in the classroom, thus contributing to consolidating the use of regulated debate as an object of pedagogical action in the Portuguese Language class, consolidating the axis of orality, not being, therefore, a mere accessory or complement to written genres.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18664
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 - LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA.pdf3.29 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.