Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19054
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRabelo, Dalila Silva-
dc.date.accessioned2024-11-11T15:01:27Z-
dc.date.available2024-11-11T15:01:27Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.citationRABELO, Dalila Silva. Conforto térmico, lumínico e eficiência energética: análise de projeto padrão de salas de aula. 2024. 53 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19054-
dc.description.abstractConsiderando a importância do conforto para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, principalmente permitindo condições adequadas para ensino e aprendizagem, há a necessidade de verificar a adequabilidade dos ambientes existentes e construir ou reformar em atendimento aos critérios normativos de conforto térmico e lumínico, bem como, de avaliar o atendimento à normatização existente é o suficiente para garantir satisfação aos usuários. Alinhado a este tema, é necessário que se estabeleça um parâmetro de eficácia energética, para que a utilização de equipamentos permita o equilíbrio entre consumo e conforto nas salas de aula. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho foi verificar a conformidade de um projeto de salas de aula desenvolvido para o Instituto Federal Goiano, Campus Hidrolândia, com relação à atualização de 2024 da norma de conforto térmico e lumínico das edificações, com o intuito de analisar se o projeto de instalações de climatização e iluminação permitiriam a melhor eficácia energética dos ambientes. Foi possível perceber que o atendimento à norma não é suficiente para a utilização das salas de aula, sem o uso do ar condicionado, nos períodos mais quentes do ano, enquanto que, devido à região de localização, durante o inverno há garantia de conforto aos usuários. Além disso, destaca-se a necessidade de se estabelecer critérios específicos para construção de ambientes escolares por meio de diretrizes ou legislações específicas para este fim.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectConforto térmicopt_BR
dc.subjectConforto lumínicopt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectAmbiente educacionalpt_BR
dc.subjectThermal comfortpt_BR
dc.subjectLighting comfortpt_BR
dc.subjectEnergy efficiencypt_BR
dc.subjectEducational environmentpt_BR
dc.titleConforto térmico, lumínico e eficiência energética: análise de projeto padrão de salas de aulapt_BR
dc.title.alternativeThermal comfort, lighting and energy efficiency: standard design analysis of classroomsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherConsidering the importance of comfort for the development of academic activities, especially allowing adequate conditions for teaching and learning, there is a need to verify the suitability of existing environments and to build or renovate in compliance with the normative criteria of thermal and light comfort, as well as, to evaluate compliance with the existing regulations is sufficient to ensure satisfaction to users. In line with this theme, it is necessary to establish a parameter of energy efficiency, so that the use of equipment allows a balance between consumption and comfort in classrooms. Thus, the main objective of this work was to verify the compliance of a classroom project developed for the Instituto Federal Goiano, Campus Hidrolândia, with respect to the 2024 update of the thermal and lighting comfort standard for buildings, with the aim of analyze whether the design of air conditioning and lighting installations would allow for better energy efficiency in environments. It was possible to perceive that compliance with the standard is not sufficient for the use of classrooms, without the use of air conditioning, in the hottest periods of the year, while, due to the region of location, during the winter there is a guarantee of comfort to users. In addition, there is a need to establish specific criteria for the construction of school environments by means of specific guidelines or legislation for this purpose.en
dc.contributor.advisor1Sanavria, Argemiro-
dc.contributor.advisor1IDCPF 253.991.280-04pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6031-5264pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370694532689900pt_BR
dc.contributor.referee1Sanavria, Argemlro-
dc.contributor.referee2Thomé, Sandra Maria Gomes-
dc.contributor.referee3Silveira, Ricardo Diógenes Dias-
dc.creator.IDCPF 028.233.626-57pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1029538634035478pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Dalila Silva Rabelo.Pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.