Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19054
Tipo do documento: Dissertação
Título: Conforto térmico, lumínico e eficiência energética: análise de projeto padrão de salas de aula
Otros títulos: Thermal comfort, lighting and energy efficiency: standard design analysis of classrooms
Autor: Rabelo, Dalila Silva
Orientador(a): Sanavria, Argemiro
Primeiro membro da banca: Sanavria, Argemlro
Segundo membro da banca: Thomé, Sandra Maria Gomes
Terceiro membro da banca: Silveira, Ricardo Diógenes Dias
Palabras clave: Conforto térmico;Conforto lumínico;Eficiência energética;Ambiente educacional;Thermal comfort;Lighting comfort;Energy efficiency;Educational environment
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 29-may-2024
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: RABELO, Dalila Silva. Conforto térmico, lumínico e eficiência energética: análise de projeto padrão de salas de aula. 2024. 53 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024.
Resumen: Considerando a importância do conforto para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, principalmente permitindo condições adequadas para ensino e aprendizagem, há a necessidade de verificar a adequabilidade dos ambientes existentes e construir ou reformar em atendimento aos critérios normativos de conforto térmico e lumínico, bem como, de avaliar o atendimento à normatização existente é o suficiente para garantir satisfação aos usuários. Alinhado a este tema, é necessário que se estabeleça um parâmetro de eficácia energética, para que a utilização de equipamentos permita o equilíbrio entre consumo e conforto nas salas de aula. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho foi verificar a conformidade de um projeto de salas de aula desenvolvido para o Instituto Federal Goiano, Campus Hidrolândia, com relação à atualização de 2024 da norma de conforto térmico e lumínico das edificações, com o intuito de analisar se o projeto de instalações de climatização e iluminação permitiriam a melhor eficácia energética dos ambientes. Foi possível perceber que o atendimento à norma não é suficiente para a utilização das salas de aula, sem o uso do ar condicionado, nos períodos mais quentes do ano, enquanto que, devido à região de localização, durante o inverno há garantia de conforto aos usuários. Além disso, destaca-se a necessidade de se estabelecer critérios específicos para construção de ambientes escolares por meio de diretrizes ou legislações específicas para este fim.
Abstract: Considering the importance of comfort for the development of academic activities, especially allowing adequate conditions for teaching and learning, there is a need to verify the suitability of existing environments and to build or renovate in compliance with the normative criteria of thermal and light comfort, as well as, to evaluate compliance with the existing regulations is sufficient to ensure satisfaction to users. In line with this theme, it is necessary to establish a parameter of energy efficiency, so that the use of equipment allows a balance between consumption and comfort in classrooms. Thus, the main objective of this work was to verify the compliance of a classroom project developed for the Instituto Federal Goiano, Campus Hidrolândia, with respect to the 2024 update of the thermal and lighting comfort standard for buildings, with the aim of analyze whether the design of air conditioning and lighting installations would allow for better energy efficiency in environments. It was possible to perceive that compliance with the standard is not sufficient for the use of classrooms, without the use of air conditioning, in the hottest periods of the year, while, due to the region of location, during the winter there is a guarantee of comfort to users. In addition, there is a need to establish specific criteria for the construction of school environments by means of specific guidelines or legislation for this purpose.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19054
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024 - Dalila Silva Rabelo.Pdf1.35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.