Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19841
Tipo do documento: Dissertação
Title: Implicações do distanciamento social na práxis docente mediadora do conhecimento no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA)
Other Titles: Implications of social distancing in the teaching practice that mediates knowledge in the Youth and Adult Education Program (PEJA)
Authors: Reis, Denise Elidia de Souza
Orientador(a): Berino, Aristóteles de Paula
Primeiro membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Segundo membro da banca: Rodrigues, Fabiana de Moura Maia
Terceiro membro da banca: Sangenis, Luiz Fernando Conde
Keywords: Ensino Remoto;Inédito Viável;PEJA;Práxis;Situação Limite;Remote Teaching;Viable Unprecedented;Praxis and Limit Situation
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: REIS, Denise Elidia de Souza. Implicações do distanciamento social na práxis docente mediadora do conhecimento no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Abstract: O estudo intitulado “Implicações do distanciamento social na práxis docente mediadora do conhecimento no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA)” objetiva investigar as consequências da medida do distanciamento social na prática dos docentes que atuam no respectivo programa. A pesquisa qualitativa contará com a participação de cinquenta docentes de ambos os sexos, de diversas faixas etárias, que lecionam num período superior a dois anos, ministrando qualquer Componente Curricular (Disciplina), na Modalidade de Ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA –, em oito unidades escolares, no Ensino Fundamental - 1o e 2o segmento-, que oferecem o PEJA diurno e noturno, situados na 6a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Foram utilizados o Questionário e o Grupo Focal como instrumentos dedicados a garimpar e extrair no universo cotidiano, muitas vezes invisibilizado pela ciência moderna, preciosas informaçõesque contribuíssem para o entendimento da realidade do distanciamento social, vivida pelos docentes na sua práxis, na transposição do Ensino Presencial para o Remoto, considerando o contexto pandêmico. Berino, Esteban, Han, Krenak, Oliveira e Santos foram autores eleitos, por assumirem um lugar de liderança nesta pesquisa relacionada com a contemporaneidade. Como o estudo com o cotidiano não analisa dados, as falas dos docentes que refletem os sentimentos norteadores de suas práticas serão associadas aos conceitos Freireanos de “Situações Limites” ou “Inéditos Viáveis”. Esperamos que as conclusões alcançadas nos remetam a reflexões as quais poderão possibilitar novas sondagens concernentes ao tema, baseadas na ética e solidariedade aos educadores nesse momento atípico, inimaginável e epidemiológico.
Abstract: The study entitled “Implications of social distancing in the teaching practice that mediates knowledge in the Youth and Adult Education Program (PEJA)” aims to investigate the consequences of measuring social distancing in the practice of teachers working in the respective program. The qualitative research will have the participation of fifty professors of both sexes, of different age groups, who teach for a period of more than two years, teaching any Curriculum Component (Discipline), in the teaching modality of Youth and Adult Education - EJA -, in eight school units, in Elementary School - 1st and 2nd segment -, which offer day and night PEJA, located in the 6th Regional Education Coordination (CRE) in the Municipal Network of Education in Rio de Janeiro. The Questionnaire and the Focus Group were used as instruments dedicated to prospecting and extracting in the everyday universe, often made invisible by modern science, precious information that would contribute to the understanding of the reality of social distancing, experienced by teachers in their practice, in the transposition of teaching face-to-face to remote, considering the pandemic context. Berino, Esteban, Han, Krenak, Oliveira and Santos were chosen authors, for assuming a leadership role in this research related to contemporaneity. As the study with everyday life does not analyze data, the speeches of the professors that reflect the guiding feelings of their practices will be associated with the Freirean concepts of “Limit Situations” or “Viable Unpublished”. We hope that the conclusions reached lead us to reflections which may enable new surveys concerning the theme, based on ethics and solidaritywith educators in this atypical, unimaginable and epidemiological moment.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19841
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Denise Elidia de Souza Reis.Pdf2.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.