Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19858
Tipo do documento: Dissertação
Title: A autoria e os processos de inserção do indivíduo: desenvolvendo a leitura e escrita no ambiente escolar
Other Titles: Authorship and the processes of insertion of the individual for the development of reading and writing skills in the school environment
Authors: Januário, Simone da Conceição
Orientador(a): Fonseca, Rivia Silveira
Primeiro membro da banca: Fonseca, Rivia Silveira
Segundo membro da banca: Rodrigues, Andrea
Terceiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Keywords: Análise do discurso;autoria;ensino;Discourse analysis;Authorship;teaching
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 11-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: JANUÁRIO, Simone da Conceição. A autoria e os processos de inserção do indivíduo para o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita no ambiente escolar. 2022, 263 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.
Abstract: Este trabalho apresenta uma proposta de atividades de leitura e escrita voltadas para o segundo segmento do ensino fundamental a partir de reflexões sustentadas na Análise do discurso de base materialista, que tem Michel Pêcheux (1975) como seu precursor na França e no Brasil é desenvolvida por Eni Orlandi (1999, 2009), dentre outros pesquisadores. O intuito é analisar possíveis efeitos da aplicação da AD ao mobilizá-la como base para as aulas de língua portuguesa para promover práticas de leitura e escrita no ensino fundamental, em escolas públicas municipais do município do Rio de Janeiro, rede para onde o trabalho foi pensado. As propostas foram pensadas para turmas de oitavo ano, podendo também ser estendidas para o nono ano, público para o qual pensei um arquivo textual que traga não só na temática, mas na escrita em si, o cotidiano e a coletividade do povo negro e periférico e, além disso, a escrita de autoras e autores negros. Para mediar e nortear essa seleção textual, me baseei na teoria sobre a “escrevivência” de Conceição Evaristo, teorizada por Duarte e Nunes (2020). As atividades propõem atividades de leitura oral e escrita para formação de memória discursiva que leve o aluno ao processo de escrita, onde ocupará a posição de sujeito-autor, sem necessária ou obrigatoriamente ser limitado a reprodução de sentidos já prontos, podendo produzir sua leitura a partir de seus gestos interpretativos. Os textos literários farão o trabalho de interdisplinaridade entre Literatura e AD, além de atender a opção pela narrativa como modo de estruturação. Os textos formadores dos arquivos serão compostos por Evaristo (2014), Cuti (2016), Lourenço (2013, 2022), Emicida (2020), Ferréz (2020), dentre vários outros. As duas primeiras fases da atividade propõem leituras orais e dinâmicas e sugerem interações entre a turma, que busquem reflexões acerca das vivências periféricas, a terceira fase propõe leituras e produções breves e promovem a autoria coletiva, com textos que refletem sobre, além da vivência periférica, a identidade dessa periferia e a quarta e última fase propõe uma coletânea de produções escritas de cada aluno, com o intuito de compartilhamento da escrita e dos gestos de leitura e autoria. Para reflexões acerca da AD e seus conceitos, aponto as contribuições de Orlandi (2009), Orlandi e Lagazzi-Rodrigues (2017) e Pêcheux (2006). Para pensar e analisar o papel da leitura e da escrita no ambiente escolar e o texto, a leitura e a escrita numa perspectiva discursiva, aponto para Orlandi (1998, 1999, 2009, 2012, 2014 e 2017), Fernandes (2019), Rodrigues e Moraes (2020). Indursky (2001, 2017 e 2019). A perspectiva sociológica de Althusser (1980) também norteou as reflexões e além dela, a concepção freireana de educação, através de Freire (1987, 1989, 1996) conduz o fazer linguístico e pedagógico que proponho.
Abstract: This paper presents a proposal of reading and writing activities for the second segment of elementary school from reflections supported by the materialist discourse analysis, which has Michel Pêcheux (1975) as its precursores in France and in Brazil is developed by Eni Orlandi 91999, 2009), among other researchers. The purpose is to analyze possible effects of applying AD when mobilizing it as a basis for Portuguese language classes to promote reading and writing practices in elementary schools in the municipality of Rio de Janeiro, the network where the work was conceived. The proposals were designed for eighth-grade classes, and may also be extended to ninth-grade classes, for which I thought of a textual archive that brings not only in the theme, but also in the writing itself, the daily life and collectivity of black and peripheral people and, in addition, the writing of black authors. To mediate and guide this textual selection, I based myself on the theory about Conceição Evaristo's "writing-life", theorized by Duarte and Nunes (2020). The activities propose oral and written reading activities for the formation of discursive memory that will lead the student to the writing process, where he will occupy the position of subject-author, without necessarily or compulsorily being limited to the reproduction of ready-made meanings, being able to produce his reading from his interpretative gestures. The literary texts will perform the interdisciplinary work between Literature and AD, in addition to meeting the option for narrative as a structuring mode. The texts forming the files will be composed by Evaristo (2014), Cuti (2016), Lourenço (2013, 2022), Emicida (2020), Ferréz (2020), among several others. The first two phases of the activity propose oral and dynamic readings and suggest interactions between the class, which seek reflections about the peripheral experiences, the third phase proposes readings and brief productions and promote collective authorship, with texts that reflect on, in addition to the peripheral experience, the identity of this periphery and the fourth and final phase proposes a collection of written productions of each student, in order to share writing and reading gestures and authorship. For reflections about AD and its concepts, I point the contributions of Orlandi (2009), Orlandi and Lagazzi-Rodrigues (2017) and Pêcheux (2006). To think and analyze the role of reading and writing in the school environment and the text, reading and writing in a discursive perspective, I point to Orlandi (1998, 1999, 2009, 2012, 2014 and 2017)), Fernandes (2019), Rodrigues and Moraes (2020). Indursky (2001, 2017 and 2019). The sociological perspective of Althusser (1980) also guided the reflections and beyond it, the Freirean conception of education, through Freire (1987, 1989, 1996) leads the linguistic and pedagogical making that I propose.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19858
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Simone da Conceição Januário.Pdf9.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.