Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19930
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação física na educação básica sob a perspectiva de alunos egressos: análise acerca de atitudes, competências, suporte social e aprendizagens |
Otros títulos: | Physical education in basic education from the perspective of graduating students: analysis of attitudes, competences, social support and learnings |
Autor: | Silva, Gabriela Simões |
Orientador(a): | Santos, José Henrique dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, José Henrique dos |
Segundo membro da banca: | Martins, Rodrigo Lema Del Rio |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Aldair José de |
Quarto membro da banca: | Moura, Diego Luz |
Palabras clave: | Currículo;Aprendizado;Escola;Legitimidade;Educação Básica;Curriculum;Apprenticeship;School;Legitimacy;Basic Education |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 18-abr-2023 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | SILVA, Gabriela Simões. Educação física na educação básica sob a perspectiva de alunos egressos: análise acerca de atitudes, competências, suporte social e aprendizagens. 2023. 242f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. |
Resumen: | Considerando ainda as tensões relativas à legitimidade pedagógica e curricular da Educação Física (EF), essa pesquisa teve como objetivo analisar o perfil atitudinal, de competências e suporte social de egressos da EF escolar, bem como as aprendizagens concretizadas na disciplina durante a escolarização. Recorreu-se ao método de pesquisa misto sequencial, mediante delineamento transversal, com viés retrospectivo. Adotou-se caráter descritivo, exploratório e comparativo. Compuseram a amostra na fase quantitativa 148 participantes, selecionados a partir da técnica bola de neve (snowball sampling) e oito participantes na fase qualitativa da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de questionários fechados e da técnica de Grupo Focal. Os dados quantitativos foram tratados por meio de estatística descritiva e inferencial e aqueles qualitativos foram objeto de análise de conteúdo mediante o suporte do software MaxQda. Os resultados evidenciaram atitudes positivas dos respondentes frente à EF escolar. O estímulo docente recebido era capaz de influenciar ou restringir a participação nas aulas de EF. Quase metade dos participantes se concebiam com perfil habilidoso para realizar as aulas da disciplina, embora, em sua maioria, tenham indicado possuir competências necessárias para cumprir as exigências da EF. O nível de habilidade foi indicado como fator capaz de influenciar a participação dos alunos, sobretudo em momentos de escolha de times. Considerando a rede de suporte social, os pais/responsáveis foram considerados aqueles que menos estimularam os respondentes à participação nas aulas de EF, com o apoio social mais frequente dos professores de EF e colegas de turma. Aprendizagens de caráter procedimental, conceitual e atitudinal foram evidenciadas na fase quantitativa da pesquisa. No Grupo Focal, embora aprendizagens atitudinais tenham sido pontuadas, evidenciou-se o esporte como monoconteúdo ministrado na EF. Ainda, foi relatado o predomínio prático no desenvolvimento do referido conteúdo. Os Esportes Coletivos e os Jogos Populares foram indicados como prática corrente de atividade física. No que se refere às aprendizagens mobilizadoras da participação dos egressos nas aulas de EF, observou-se maior indicação da diversão, distração e recreação e a estadia em espaço diferente da sala de aula. Considerando o teste de associação entre as variáveis sexo e fatores da atitude, encontrou-se dependências com a frequência de participação em atividades físicas fora do horário escolar (P=.010) e com relação à atitude face à EF (P=.015). Em relação às aprendizagens retidas na EF escolar, foram encontradas dependências com o sexo, referentes a “jogar bem algum(uns) esporte(s)” (P=.024), “importância atribuída ao conhecimento sobre a prevenção ao uso de drogas, DST’s e gravidez na infância e adolescência” (P=.002) e “benefícios das atividades físicas, esportivas e de lazer para a saúde e bem-estar” (P=.037). Ainda, foram encontradas associações entre a prática cotidiana contemporânea de conteúdos aprendidos na EF com o sexo - Danças (P=.005), Lutas (P=.032) e Esportes Coletivos (P=.000); e com a faixa etária - Danças (P=.000). A pesquisa levanta questões relevantes quer relativo a estagnação de aspectos vinculados ao desenvolvimento curricular e a ecologia da classe, mas também a feição de avanços que sobressaem nas evidências de consolidação de aprendizagens nos planos conceitual e atitudinal. |
Abstract: | Also considering the tensions related to the pedagogical and curricular legitimacy of Physical Education (PE), this research aimed to analyze the attitudinal profile, skills and social support of PE school graduates, as well as the learning materialized in the discipline during schooling. A mixed sequential research method was used, using a cross-sectional design, with a retrospective bias. A descriptive, exploratory and comparative character was adopted. The sample in the quantitative phase comprised 148 participants, selected using the snowball sampling technique, and eight participants in the qualitative phase of the research. Data were collected through closed questionnaires and the Focus Group technique. Quantitative data were treated using descriptive and inferential statistics and qualitative data were subject to content analysis using the MaxQda software. The results showed positive attitudes of the respondents towards school PE. The teaching stimulus received was capable of influencing or restricting participation in PE classes. Almost half of the participants conceived themselves as having a skillful profile to take the discipline's classes, although most of them indicated that they had the necessary skills to meet the requirements of PE. Skill level was indicated as a factor capable of influencing student participation, especially when choosing teams. Considering the social support network, parents/guardians were considered those who least encouraged respondents to participate in PE classes, with more frequent social support from PE teachers and classmates. Procedural, conceptual and attitudinal learning was evidenced in the quantitative phase of the research. In the Focus Group, although attitudinal learning was scored, sport was evidenced as a monocontent taught in PE. Still, the practical predominance in the development of the referred content was reported. Collective Sports and Popular Games were indicated as current practice of physical activity. With regard to mobilizing learning from the participation of graduates in PE classes, there was a greater indication of fun, distraction and recreation and staying in a space other than the classroom. Considering the association test between the gender variables and attitude factors, dependencies were found with the frequency of participation in physical activities outside school hours (P=.010) and with regard to the attitude towards PE (P=.015). Regarding the learning retained in school PE, dependencies were found with gender, referring to “playing some sport(s) well” (P=.024), “importance attributed to knowledge about the prevention of drug use, STDs and pregnancy in childhood and adolescence” (P=.002) and “benefits of physical, sports and leisure activities for health and well-being” (P=.037). Also, associations were found between the contemporary daily practice of contents learned in PE with sex - Dances (P=.005), Fights (P=.032) and Collective Sports (P=.000); and with the age group - Dances (P=.000). The research raises relevant questions regarding the stagnation of aspects linked to curriculum development and the ecology of the classroom, but also the feature of advances that stand out in the evidence of consolidation of learning at the conceptual and attitudinal levels. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19930 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023 - Gabriela Simões Silva.Pdf | 4.5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.