Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19939
Tipo do documento: Dissertação
Title: Utilização de tecnologias da informação e comunicação por docentes do IFMG - Campus São João Evangelista no ensino remoto emergencial
Other Titles: Use of information and communication technologies by teachers at IFMG - campus São João Evangelista in emergency remote teaching
Authors: Gomes, Gerson Gabriel Moura
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araujo
Primeiro membro da banca: Santos, Gabriel de Araujo
Segundo membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Terceiro membro da banca: Silva, José Fernandes da
Keywords: Educação;Ensino Remoto Emergencial;Covid-19;TICs;Education;Emergency Remote Teaching;ICTs
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 6-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: GOMES, Gerson Gabriel Moura. Utilização de tecnologias da informação e comunicação por docentes do IFMG - Campus São João Evangelista no ensino remoto emergencial. 2023. 81f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus(SARS-CoV-2), diversasinstituições de ensino, inclusive o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista (IFMG-SJE),suspenderam as atividades presenciais. Para possibilitar a continuidade das atividades do ensino, surgiu um novo modelo de ensino: o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Neste estudo, foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativo exploratório, levando em consideração informações obtidas por meio de questionário online respondido por professores dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMG-SJE que lecionavam no ano letivo 2020/2021. O objetivo do estudo foi avaliar o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pelos professores do IFMG-SJE e o impacto de seu uso no ERE durante a pandemia. De modo geral, observou-se que esse período foi de adaptação e aprendizado por parte de professores e alunos no manejo dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Embora os professores tenham enfrentado desafios no ensino remoto durante a pandemia, o uso de TICs no ensino apresentou um cenário positivo, mas é necessário avaliar e adequar o ensino para garantir uma aprendizagem efetiva. Para isso, é preciso identificar pontos fracos, criar ferramentas e metodologias adaptadas às necessidades dos alunos, além de implementar uma cultura de aprendizagem contínua. É recomendável avaliar o uso das TICs sob diferentes perspectivas e observar as reflexões dos professores após o ensino remoto. As plataformas digitais podem ajudar a aumentar o repertório didático dos professores e incentivar o uso pedagógico das tecnologias no ensino pós-pandemia.
Abstract: Amid the pandemic caused by the novel coronavirus (SARS-CoV-2), various educational institutions, including the Federal Institute of Minas Gerais - São João Evangelista Campus (IFMG-SJE), suspended face-to-face activities. To enable the continuity of teaching activities, a new teaching model emerged: Emergency Remote Teaching (ERE). In this exploratory qualitative research, data were collected through an online questionnaire answered by teachers of integrated technical courses at IFMG-SJE who taught in the 2020/2021 academic year. The study aimed to evaluate the use of the Moodle Virtual Learning Environment (VLE) and Information and Communication Technologies (ICTs) by IFMG-SJE teachers and the impact of their use on ERE during the pandemic. Overall, it was observed that this period was one of adaptation and learning for teachers and students in handling these technologies in the teaching-learning process. Although teachers faced challenges during remote teaching, the use of ICTs in teaching presented a positive scenario, but it is necessary to evaluate and adapt teaching to ensure effective learning. This requires identifying weaknesses, creating tools and methodologies adapted to the needs of students, and implementing a culture of continuous learning. It is recommended to evaluate the use of ICTs from different perspectives and to observe teachers’ reflections after remote teaching. Digital platforms can help increase teachers’ didactic repertoire and encourage the pedagogical use of technologies in post-pandemic teaching.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19939
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Gerson Gabriel Moura Gomes.Pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.