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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19966
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Negritude, Cinema e Educação: as representações espaciais do negro no filme “Tropa de Elite - Missão Dada é Missão Cumprida” |
Otros títulos: | Blackness, Cinema and Education: spatial representations of black people in the film “Tropa de Elite - Mission Given is Mission Accomplished” |
Autor: | Felix, Leonardo Beliene |
Orientador(a): | Malachias, Rosangela |
Primeiro membro da banca: | Malachias, Rosangela |
Segundo membro da banca: | Antunes, Charlles da França |
Terceiro membro da banca: | Ferreira, Helen Pereira |
Palabras clave: | Cinema;Racismo;Narrativas;Educação;Arquétipos;Racism;Narratives;Education;Archetypes |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 29-feb-2024 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | FELIX, Leonardo Beliene. Negritude, Cinema E Educação: as representações espaciais do negro no filme “Tropa de Elite: missão dada é missão cumprida”. 2024. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024. |
Resumen: | A presente dissertação abordou os impactos da obra cinematográfica Tropa de Elite: missão dada é missão cumprida, sobdireção de José Padilha, em 2007. O filme alcançou uma das maiores bilheterias do ano de 2007 no Brasil. O objetivo principal foi discutir como as narrativas, as representações e os arquétipos de Fanon (2008, p.162) alusivos aos negros, presentes em obras fílmicas, contribuem para a formação de leituras raciais do espaço geográfico. A pesquisa também objetivou compreender em que medida o cinema influencia leituras espaciais e/ou a construção de espacialidades para a população negra na sociedade brasileira. A metodologia da pesquisa-ação de Tripp (2005, p.446) foi escolhida por sua natureza de sistema aberto, suscetível a modificações ao longo do desenvolvimento em resposta às demandas encontradas. A pesquisa identificou os sujeitos participantes ativos do processo. Paralelamente, desenvolvemos o processo da práxis metodológica com turmas da Graduação do curso de Didática na Universidade Federal Fluminense (UFF). Nos encontros, foram exploradas questões relacionadas à invisibilidade, à subalternidade e aos estereótipos atribuídos aos negros no filme, ampliando o debate sobre arquétipos. Os resultados da pesquisa extrapolaram a análise específica do filme, estendendo-se para uma reflexão mais ampla sobre o racismo e a urgência de construir novas representações no âmbito do entretenimento cinematográfico alinhadas às práticas para uma educação antirracista. |
Abstract: | The dissertation shows the impacts of the cinematographic work Tropa de Elite: missão dada é missão cumprida (Elite Troop: mission given is mission accomplished), directed by José Padilha, 2007). The film had one of the highest box office sales of 2007 in Brazil. The main objective was to discuss how Fanon's (2008, p.162) narratives, representations and archetypes alluding to black people, present in filmic works, are relevant to the formation of racial readings of geographic space. The research also aimed to understand the extent to which cinema influences spatial readings and/or the construction of spatialities for the black population in Brazilian society. Tripp's action research methodology (2005, p.446) was chosen due to its open system nature, susceptible to modifications throughout development in response to discovered demands. The research includes subjects who are active participants in the process. At the same time, we developed the process of methodological praxis with undergraduate classes of the Didactics course at the Fluminense Federal University (UFF). Our meetings explored issues related to invisibility, subalternity and stereotypes attributed to black people in the film, expanding the debate on archetypes. The research results went beyond the specific analysis of the film, extending to a broader reflection on racism and the urgency of building new representations within the scope of cinematic entertainment, aligned with practices for anti- racist education. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19966 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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