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Tipo do documento: Dissertação
Título: Consciência fonológica e ciberpoemas: uma proposta didática para alunos ainda não alfabetizados em turmas de 5º anos
Título(s) alternativo(s): Phonological awareness and cyberpoems: a didactic proposal for non-literate students in 5th grade classes
Autor(es): Paula, Marcília Rolim Souza de
Orientador(a): Pereira, Marli Hermenegilda
Primeiro membro da banca: Pereira, Marli Hermenegilda
Segundo membro da banca: Oliveira, Daniela Mara Lima
Terceiro membro da banca: Oliveira, Luiza Alves de
Palavras-chave: alfabetização;Consciência Fonológica;ensino de ortografia;poema e ciberpoema;literacy;phonologial awareness;spelling instruction;poem and cyberpoem
Área(s) do CNPq: Letras
Letras
Idioma: por
Data do documento: 1-Jul-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PAULA, Marcília Rolim Souza de. Consciência fonológica e ciberpoemas: uma proposta didática para alunos ainda não alfabetizados em turmas de 5º anos. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2024.
Resumo: Este trabalho propõe a reflexão sobre práticas de alfabetização de crianças fora do ciclo de alfabetização, especificamente no quinto ano do ensino fundamental. Partimos do reconhecimento da relevância da alfabetização e do letramento para o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, conforme texto constitucional que versa sobre a Educação, e identificamos, a partir de levantamentos de dados educacionais, que um considerável quantitativo de crianças chega ao quinto ano do ensino fundamental sem desenvolver competências básicas de alfabetização, leitura e escrita. A partir de pesquisa de caráter exploratório, utilizamos da pesquisa bibliográfica e documental para compreender a relevância da Consciência Fonológica, do ensino de ortografia e da abordagem dos gêneros textuais poema e ciberpoema para a consolidação da alfabetização de estudantes em defasagem. Para tanto, nos apoiamos, principalmente, nos estudos produzidos por Soares (2004; 2020; 2023), Morais (2010), Roberto (2016) e Rojo (2012). Diante disso, buscamos identificar o papel do desenvolvimento da Consciência Fonológica para a efetivação da alfabetização desses estudantes, valendo-nos do léxico da nossa língua, ou seja, de palavras e sentenças exemplares para alfabetização presentes em poemas e ciberpoemas. Acreditamos que o ensino da ortografia (como objeto de ensino e não de verificação, de avaliação) com base na Consciência Fonológica, pode ser favorecido pelo gênero poema/ciberpoema, visto que esse gênero mobiliza conhecimentos sonoros da língua, uma vez que as percepções sonoras da fala são o passo inicial para que o aluno avance no desenvolvimento da Consciência Fonológica. Apresentamos como forma de proposição, atividades exemplares para que professores possam praticar em salas de aula com este perfil de estudante, contribuindo para a consolidação dessas competências. Atividades que tratam do Sistema de Escrita Alfabética, da composição das sílabas e das palavras, da percepção sonora pela aliteração e pela rima, da estrutura, da apresentação e da produção de ciberpoemas.
Abstract: This research proposes a reflection on literacy practices for children outside the standard literacy cycle, specifically in the fifth-grade of elementary school. We start from the recognition of the importance of literacy skills for the full development of the person, the practice of citizenship and qualification for work, according to the brazilian constitutional text that deals with Education, and we identify, from surveys of educational data, that a considerable number of children reach the fifth year of elementary school without developing basic literacy, reading and writing skills. Conducting exploratory research, we used bibliographic and documentary research to understand the relevance of phonological awareness, spelling instruction and approaching the textual genres poem and cyberpoem to consolidate the literacy of students who are lagging behind. To this end, we relied mainly on studies by Soares (2004; 2020; 2023), Morais (2010), Roberto (2016) and Rojo (2012). Therefore, we sought to identify the role of developing phonological awareness in the literacy of these students, using the lexicon of our language, in other words, exemplary words and sentences for literacy present in poems and cyberpoems. We believe that the teaching of spelling (as a teaching object and not a verification or assessment object) based on phonological awareness can be helped by the poem/cyberpoem genre, since this genre mobilizes sound knowledge of the language, given that speech sound perceptions are the initial step for students to develop phonological awareness. As a proposal, we present exemplary activities for teachers to practice in the classroom with this student profile, helping to consolidate these skills. These activities deal with the alphabetic writing system, the composition of syllables and words, sound perception through alteration and rhyme, and the structure, presentation and production of cyber poems.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20108
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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